Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bobadela: Por caminhos do passado I

Durante as minhas últimas férias, fiz uma visita à Bobadela, localidade situada nos arredores da serra do Açor. Estava nas minhas prioridades há muito, mas só agora a consegui realizar. Foi para mim uma agradável surpresa pois é  conhecido o meu interesse por tudo o que diz respeito à   História.
Situada a  cerca de 4 Km da cidade de Oliveira do Hospital, Bobadela foi uma antiga cidade romana, fundada por volta do século I D. C. e que poder ter tido grande importância durante a ocupação romana, mais propriamente no período de Octávio César Augusto.

Bobadela photo PA300352.jpg


No adro, em frente à Igreja Matriz, está patente um variado espólio romano, dos quais destaco um imponente   um arco de volta perfeita que poderá ter sido a entrada do fórum,   diversas colunas e  lápides, uma das quais com a inscrição "civitas splendidissima".
Em 1884 foi também  descoberta uma cabeça monumental, em mármore branco, do Imperador Flávio Domiciano.


Bobadela photo PA300350.jpg


Deste complexo monumental, faz também parte o Anfi-Teatro Romano, formado por uma arena circundada por um muro sem bancadas e sem galerias subterrâneas o que pressupõe que não tenha sido utilizado para lutas de animais ferozes, mas sim para divertimentos  populares.

Bobadela photo PA300358.jpg


Outro vestígio deixado pelos romanos no local é a ponte romana existente nas proximidades.


 
 
  
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



  

Sem comentários: