sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Festa do Porto Silvado


Conforme foi programado, realizou-se nos dias 2, 3 e 4 de Agosto a festa anual do Porto Silvado.
Mais uma vez estive na aldeia natal do meu marido acompanhando os meus sogros nestes dias festivos.
A festa decorreu com  a alegria e brilhantismo que é apanágio dos portossilvadenses, unidos em torno da sua comissão de melhoramentos, com a benção da sua padroeira, Nª Sª do Carmo.
As atividades festivas tiveram o seu início   na 6ª feira, dia 2, com a tradicional arruada, este ano abrilhantada pelo  Bruno que, acompanhado pelos primos, encheram as ruas da aldeia de música e boa disposição.

O Bruno com a sua música

 
Na manhã de Sábado, dia 3, decorreu a parte religiosa da festa que foi presidida pelo pároco da freguesia, reverendo padre António Sousa e abrilhantada pela Filarmónica de Aldeia das Dez. Após a Missa Campal e a Procissão, realizou-se o leilão das ofertas para a Nª. Sª. do Carmo.
 
 
Porto Silvado - Festa 2013: Procissão
Um aspeto da Procissão

Da parte da tarde, foi a altura de convívio entre portossilvadenses e amigos, sendo que alguns deles  só se encontram anualmente durante os dias de festa.
Seguiu-se o leilão para a Comissão  que foi bastante concorrido, mostrando assim o valor do "querer" dos naturais da aldeia que, mesmo em tempo de crise, não esquecem o local onde estão as suas raízes. 
À noite, realizou-se o baile que esteve a cargo da acordeonista Anabela Vicente.

Porto Silvado 2013: Arraial
O Baile

A  alegria foi uma constante e, este ano, teve uma  animação acrescida devido à presença dum grupo de amigos da acordeonista que, vindos da região de Torres Vedras,  brindaram  os presentes com os seus dotes de dançarinos e a todos contagiaram com a sua  boa disposição. 
Esta animação   foi ao rubro durante o fado serrano tocado pelo Bruno e pela Anabela Vicente, cantado pelas boas vozes dos cantadores da aldeia e mandado pelo Adelino Pereira.


Porto Silvado 2013: Arraial
Pormenor do fado serrano

 
 (Continua no próximo post)




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





Sem comentários: