Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2011

Papas de Carolo

 Na região da Beira-Serra o milho era o cereal que mais se cultivava e tinha um papel de grande importância na gastronomia daquela região.
Um dos doces que a minha avó fazia eram as papas de carolo (sêmola de milho). A preparação é idêntica à do arroz-doce, onde este é substituído pelo carolo.

(Imagem da Net)

Eis uma receita que encontrei na net e que deve ser semelhante à que a minha avó confeccionava.

Papas de Carolo

150 g de carolo;
7 colheres de sopa de açúcar;
1 casca de limão;
1 pau de canela;
sal q.b;
1,5 l de leite;
0,5 l de água.

Lavar o carolo num alguidar com bastante água fria.  Mexer para   o farelo vir ao de cima. Retire-o  e mude a água várias vezes, até o carolo ficar bem limpo.
Colocar depois um tacho grande com água temperada com sal, casca de limão e canela e deixar ferver.
Quando ferver, misturar o carolo, mexendo sempre.
Quando começar a engrossar, deve juntar o leite , pouco a pouco, mexendo sempre e adicionar também o açúcar.
Retirar as papas   um pouco líquidas, pois acabam por secar quando arrefecerem e distribuir o preparado por uma travessa, tigela ou taças individuais. Polvilhar com canela em pó.


Sirva-se e bom proveito.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Recordar é Viver

Este excerto duma notícia que recuperei do Notícias de Pomares trouxe-me à lembrança as festas da minha aldeia em tempos passados.


Era uma aparelhagem sonora que abrilhantava os bailaricos das festas do meu tempo. Normalmente era alugada ao Sr, Ceiroco de Arganil que vinha de véspera, trazendo um gerador de energia e, que para além de proporcionar a música através dos seus altifalantes, trazia a iluminação às ruas da aldeia, durante os dias de festa.
Entretanto, por iniciativa do Padre Antonino, foi adquirida pela paróquia da freguesia de Pomares, uma aparelhagem sonora, fruto de donativos dos seus paroquianos.
A partir de então, as aldeias da freguesia beneficiaram bastante com esta aquisição.

A propósito deste assunto, recordo-me  que este pároco motivou também alguns "artistas" da freguesia que se juntaram e chegaram mesmo a gravar um disco. Eram tocadores e cantores das várias aldeias e o disco foi  gravado em Lisboa.
Não sei se ele ainda existe no espólio da freguesia mas, a existir, penso que  seria muito positivo proceder-se à sua recuperaçãoe gravando-o  em CD.  


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quadro ou Painel?

Hoje vou mostrar um trabalho que tenho andado a bordar e que terminei durante o fim de semana que passei na aldeia. Faz parte duma série de trabalhos que estou a fazer para a festa  de Verão do Sobral Magro.
Estou indecisa no acabamento  que lhe vou dar. Planeei um painel mas, como este trabalho fica bem na decoração duma cozinha, penso que o deveria proteger com vidro e então ficaria melhor emoldurado.

Enquanto não me decido, fica a fotografia para apreciarem e, quem sabe, me darem uma sugestão.


Quadro para Cozinha
 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Feira da Avó

No passado Sábado estive na  Feira da Avó, que tradicionalmente se realiza em Coja, durante a manhã  do Sábado da Aleluia.
Este ano, S. Pedro presenteou-nos com um tempo de que não estávamos à espera. Todo o dia de Sexta-Feira choveu copiosamente e o Sábado amanheceu com chuviscos. No entanto, o Sol abriu radiante por entre as nuvens cinzentas e permitiu uma feira animada e muito concorrida.
A freguesia de Pomares esteve muito bem representada pelos Grupos Etnográfico Raízes do Sobral Gordo e de Danças e Cantares do Soito da Ruiva  que, graças à sua maneira de estar humilde e genuína marcaram uma presença muito positiva.
Eis algumas fotografias da presença dos dois  grupos neste evento:
 
Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo
Sobral Gordo
 
Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva

Photobucket
 

Na banca do Soito da Ruiva esteve também presente o Sr. Engº Eduardo Gonçalves do Grupo de Cantares do Alva e Açor que confraternizou animadamente com todos os  elementos do Soito da Ruiva presentes.
Este foi um evento que trouxe a Coja uma animação especial apenas  perturbado pelo trânsito.
Na minha opinião, num dia como este, o trânsito deveria ser cortado à circulação automóvel ou então a feira deveria realizar-se num outro local, para que apenas haja alegria e não  sofrimento provocado por algum acidente.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Parabéns Prima

Mais um ano se passou desde o último post que dediquei à minha prima Hortense. Hoje mais uma vez, não vou deixar de lhe dar os meus parabéns e de lhe desejar muitos anos de vida com  saúde, sorte e muitas felicidades.
Parabéns "Hortensita".

Photobucket


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril

Acabadinha de chegar  da aldeia e aproveitando os "últimos cartuchos" do meu computador, vou alinhavar algumas postagens para os próximos dias, enquanto ele vai ao "hospital" fazer um tratamento ant-virus.
O fim de semana, apesar de prolongado, não deu  quase para nada  pois, sendo época de Páscoa e tendo que me dividir entre duas aldeias, há sempre muito para  fazer e o tempo escasseia.
Assim os dias passaram e para além das "Boas Festas de Páscoa" no Sobral Magro, apenas consegui estar presente na Feira da Avó em Coja e assistir ao início das comemorações do 25 de Abril na sede do concelho.
São deste último evento as fotografias que aqui deixo. Algumas foram tiradas por detrás das vidraças da Câmara Municipal e não estão nas melhores condições.

Photobucket - A Filarmónica tocou o hino


 
Photobucket

- O Soito da Ruiva esteve presente - 

 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sociedade de Melhoramentos da Freguesia de Pomares

 
O meu post de hoje é dedicado à Sociedade de Melhoramentos de Pomares que,dando continuidade à colectividade inicial, a Sociedade de Melhoramentos da Freguesia de Pomares, completa hoje 91 anos de existência.
Por essa razão, amanhã Sábado haverá festa Mostra de Gastronomia na nossa  freguesia.


Espero que esta iniciativa seja um êxito, pois devido à proximidade da Páscoa, muitas serão as pessoas que se encontram na  aldeia para abrir a sua porta ao Senhor.

PARABÉNS!

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feira da Avó


Mais uma vez se vai realizar no próximo Sábado em Coja, a tradicional Feira da Avó.
Estarão presentes entre outras, representações do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva e do Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo, que com as suas bancas de artesanato e gastronomia representarão a freguesia de Pomares.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa Feliz

O meu computador há muito que me anda a pregar algumas partidas. Sou uma pessoa paciente e tenho aguardado pela melhor altura para o formatar. No entanto, a paciência tem limites e, de amanhã não passa. Entramos  de férias, ele e eu.

Não quero partir sem  deixar aqui a minha mensagem pascal. Por isso,  desejo a todos os meus amigos e seguidores do blog uma santa e feliz  Páscoa com muita  saúde na alegria de Jesus ressuscitado. 

 

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Obrigada Amigos


Após um dia de anos vivido intensamente, o dia de hoje foi destinado a organizar a casa. As roupas de verão que estavam arrumadas na parte superior dos roupeiros, estão agora mais à mão, pois em dias mais quentes já bem sabe usá-los. As roupas  mais quentes ocuparam o lugar deixado vago, embora ficassem ainda algumas peças, não vá o diabo tecê-las e vir ainda muito frio.
E assim o dia passou e, só agora aqui estou calmamente, na tentativa de agradecer o carinho que os meus amigos/as me dedicaram no dia de ontem e nalguns casos também no dia de hoje.
Através de SMS, e-mail, Facebook ou de comentários n´O Açor, muitas foram as mensagens simpáticas que recebi. 
Senti-me lisonjeada, emocionada mesmo e a todos agradeço reconhecida.  Enquanto somos novos,  é natural comemorar-se um aniversário, mas eu costumo dizer que a partir de certa altura é que sabe bem festejar cada ano de vida. E eu festejei em companhia da família.


A amiga  Maria do blog Divagar Sobre Tudo um Pouco presenteou-me com estas lindas  rosas que também agradeço ou não fossem as rosas as minhas flores preferidas.
Agora, o que desejo é que venha mais um ano  agradável, que o possa partilhar com todos vós e que tenhamos todos muita saúde.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

E já lá vão 61

Meus amigos
Hoje  é dia de festa cá em casa.
Quase sem dar por isso, já lá vão 61 anos desde o dia em que vi a luz do dia pela primeira vez. Não me recordo se estava um dia ssim como o de hoje, mas o que interessa é que ainda por cá estou e estarei enquanto Deus quiser.
Já entrei na idade do "com dor" pois já se fazem sentir alguns danos provocados pelo tempo e por alguns momentos mais difíceis que  atravessei. Sempre enfrentei os obstáculos de frente e, por vezes, quase me dei por vencida,  mas até hoje nunca me rendi e tenho conseguido ultrapassar as dificuldades com que a vida me tem posto à prova. Mas, essa mesma vida que por vezes me castigou também me presenteou com  muitos momentos bons e  o saldo é muito positivo.
Em resultado disso, não me posso queixar e  só tenho que dar graças a Deus pela vida que me deu ao longo destes 61 anos e pedir para que não me castigue muito durante aqueles que ainda tem destinados para mim.



Assim, convido todos os meus amigos para entrarem a porta de minha casa. 





Sirvam-se duma fatia de bolo.



Bebam uma taça de espumante e brindem comigo.

61º Aniversário

A todos ofereço um miminho com uma flor do meu jardim.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




sábado, 16 de abril de 2011

Dia Mundial da Voz

Nota:
Ontem, ocorreu qualquer coisa no meu computador que não consegui resolver e foi publicado um post incompleto. Não consegui abrir mais o blog e só hoje, com alguma dificuldade, o pude fazer. Ei-lo agora  completo:
 
No meu passeio pelas ruas de Almada e ao passar junto à Academia Almadense, chamou-me a atenção o anúncio dum espectáculo que se irá realizar no âmbito do Dia Mundial da Voz, a II Gala de Solidariedade a favor do Núcleo de Laringectomizados do Hospital Garcia de Orta e que conta com a participação de vários artistas nacionais que se aliaram à causa: TOCÁ RUFAR, SILVESTRE FONSECA, VITORINO, HANDS ON APPROACH, NU SOUL FAMILY, LEGENDARY TIGERMAN E DAVID FONSECA
A esse respeito, no post de  hoje deixo aquela que considero uma das melhores vozes portuguesa, Dulce Pontes.
Com ela ergo a minha voz, num grito de esperança e incentivo ao meu país, que nesta altura atravessa uma das mais graves crises dos últimos tempos.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ainda Almada

Almada - Jardim do castelo

Continuo na zona do castelo de Almada. Como escrevi antes,  não são permitidas as visitas do público ao seu interior.
No entanto, anexo ao castelo existe um jardim  com o seu  belo coreto, do qual se pode desfrutar duma vista do Cristo-Rei e da parte mais antiga da cidade, para além duma bela panorâmica de Lisboa e do estuário do Tejo. Ao lado a igreja de Santiago que se pensa ser a mais antiga do concelho.

Almada - Cristo Rei

Este local, calmo e arejado é procurado por muitos turistas, ou mesmo  pessoas residentes na cidade que ali fazem a sua caminhada  ou simplesmente passeiam com a família. 

Almada Velha

De regresso, embrenhei-me pela velha Almada. Desci a íngreme colina que leva ao  rio usufruindo duma vista espetacular, onde é visível a beleza e grandeza da capital do país, localizada mesmo em frente na outra margem do Tejo.


Lisboa
Uma vez mais temos o fim de semana à porta e o tempo está bonito. Desta vez, a  minha sugestão para estes dias é fazer uma visita a Almada e descobrir um pouco mais sobre a cidade.

Ponte Sobre o Tejo


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Castelo de Almada


Sabia da existência dum castelo em Almada mas, por ser pouco divulgado, nunca tive curiosidade pela sua descoberta para posterior visita.
No entanto, sem querer e andando à deriva pela "Almada Velha" , acabei por deparar com as suas muralhas.
Não o pude visitar o seu interior, pois desde 1976  que as suas instalações foram ocupadas pela Guarda Nacional Republicana.



Como não me deram informações  acerca do castelo, servi-me da net onde encontrei o seguinte:
O Castelo de Almada, tal como o nome indica, fica situado na parte mais íngreme do planalto de Almada, na cidade e freguesia com o mesmo nome, no distrito de Setúbal. A sua presença no alto da colina permitiu-lhe durante anos, na época medieval, ser o centro das atenções em termos de defesa da zona e até em situações de perigo teve um grande papel. Tem uma das suas frentes virada para o Tejo, tendo assim uma grande vista que deixa os seus visitantes de queixo caído.
Infelizmente não é possível precisar qual a data da sua fundação, no entanto a história conta que a sua presença vem das sucessivas construções e modificações que se iniciaram no séc. XII no antigo castelo árabe que já existia naquele sítio. Esse mesmo castelo árabe acabou por ser completamente destruído pela invasão sarracena de Tacube Almançor, sendo depois edificado, durante o reinado de D. Sancho I, um novo castelo que mais tarde foi melhorado durante o reinado de D. Dinis, mas é durante o reinado de D. Fernando que este sofreu as maiores reparações.
Devido à proximidade, durante o terramoto de 1755, o Castelo de Almada, viria novamente a sofrer muitos estrados e foi por volta de 1760 que começou a ser reparado novamente e a ficar tal como a sua fortificação hoje de encontra.
Já em 1825 ficou sem qualquer utilização, pois o tenente Fulgêncio Gomes dos Santos Vale recebeu ordens para entrega todo o material que estava dentro do castelo para fins militares, ficando assim o castelo durante 6 anos sem qualquer tipo de utilização, até os Miguelistas voltarem a dar-lhe o seu principal uso como forte marítimo.
O Castelo de Almada foi, de forma improvisada, tornado hospital durante o surto de epidemia da pneumonia, sendo assim uma grande ajuda para todos. Foi mantido com tropas de artilharia até à altura do 25 de Abril e após 1976 as suas instalações passaram a ser ocupadas por forças de Guarda Nacional Repúblicana.
Ao contrário de outros Castelos presentes em todo o país, o Castelo de Almada não permite visitas (a não ser por questões profissionais ou escolares), permitindo apenas passeios nos seus jardins de uma forma muito subtil. Isto deve-se à presença da força militar no seu interior, presença essa que impossibilita também mais trabalhos de investigação sobre o local. Acabando assim por atrasar todo o conhecimento de um local que foi fundamental para o desenvolvimento da região e importantíssimo na época medieval. Mesmo com a presença constante das forças militares no seu interior, este mantém-se fiel ao que foi reconstruido após o 25 de Abril, destacando as muralhas que ainda hoje se encontram em pé tal como estariam nessa altura, apenas o seu interior foi restaurado de forma a permitir a presença humana diária sem qualquer tipo de perigo para a saúde de quem dentro dele se encontra.
Em jeito de conclusão, o Castelo de Almada, apesar de ainda não estar aberto ao público para visitas, é sem dúvida uma referência história da região e de todo a nação na época medieval.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Exposição de Trabalhos em Chocolate


  
Hoje interrompo os "posts" que estava a fazer dedicados à cidade de Almada, pois neste momento já posso dar mais informações acerca dum assunto sobre o qual escrevi  aqui .

Photobucket


Escrevi eu   que o meu pai, nos últimos tempos se estava a dedicar  a fazer peças em chocolate. Não adiantei muito o assunto, pois não tinha a confirmação de datas, mas hoje  fica a informação que as peças ( relacionadas com a Páscoa e outros elementos da região) se destinavam a uma exposição, que estará patente ao público no átrio da Câmara Municipal de Arganil, a partir das 18 horas do próximo dia 15.



Infelizmente não vou poder estar presente na cerimónia de abertura, pois nessa data não me vou poder abandonar Fernão Ferro e a data só hoje foi confirmada.  Apesar de ter acompanhado a execução das peças,  gostaria de   estar com o meu pai neste dia e  mostrar o enorme orgulho que tenho nele. Como  só  me poderei deslocar  na próxima semana,  faço votos para que a exposição seja um êxito e que quem a visitar aprecie os trabalhos.
Uma coisa eu garanto. São doces e gostosos.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Almada

Após um fim de semana tranquilo, a semana começou com uma deslocação à cidade de  Almada onde tinha   alguns assuntos a tratar.

Almada - Pr. Renovação

Quando morava no Laranjeiro, era nesta cidade que frequentemente fazia as minhas compras e hoje voltei a percorrer a pé as mesmas ruas. Tudo está diferente depois da passagem do metro de superfície. As ruas não têm o movimento de outrora, mas gostei de entrar em alguns  dos estabelecimentos que frequentava e que ainda estão abertos ao público.
 
Almada - Porta & Janela

Subi à Rua Capitão Leitão e fiquei algo desolada com o estado em que se encontram alguns edifícios antigos. Ali, mesmo junto à Câmara Municipal, alguns prédios encontram-se cheios de grafites ou completamente  degradados.
Fala-se há muito dum plano de requalificação para  a zona velha de Almada mas, pelo que pude constatar, está tudo muito atrasado.

Almada - Chafariz


Entendo perfeitamente que Almada seja uma cidade maioritariamente moderna e voltada para o futuro mas, o seu passado de grande relevância na História de Portugal  merece um investimento mais atento na sua zona histórica.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

domingo, 10 de abril de 2011

Gabriell, um Artista da Minha Região

( Foto do Gabriell)

Mais um fim de semana se passou. Os dias estiveram risonhos e quentes mas após manhãs cansativas  a tratar do jardim, as tardes foram passados  de forma indolente desfrutando do  "dolce fare niente".
Sentada no sofá, entreguei-me ao meu último projecto de rendas e bordados, já a pensar na próxima festa de Verão da aldeia. Entretanto, ia percorrendo os diversos canais de televisão, tentando encontrar um qualquer programa que me distraísse um pouco, farta que estou de tanta política. 
E foi neste zapping, que encontrei um pomarense com raízes na serra do Açor, que conheço desde criança, o Orlando Gabriel. Lembro-me dele muito novinho ainda acompanhando o avô, o saudoso ti Manuel Fonseca do Porto Silvado,  percorrendo as aldeias da freguesia com a sua concertina, levando a sua alegria contagiante e animando os bailaricos populares.
O Orlando Gabriel cresceu, aprendeu a tocar vários instrumentos, e começou a abrilhanatar festas a solo ou integrado em conjuntos. O seu percurso foi difícil ( em Portugal vida de artista é sempre difícil) mas,com muita luta e perseverança gravou o seu 1º CD que o motivou para continuar a perseguir o seu sonho. Os espectáculos aumentaram e sentiu a necessidade dum nome artístico,  duma banda e de bailarinas que melhor o projetassem. Passou a ser conhecido por Gabriell e com  o segundo CD,  a sua   carreira mostrou-se mais prometedora. Aos espectáculos por todo o país, juntaram-se as solicitações para  o estrangeiro, onde tem levado a sua música às comunidades portuguesas, sendo sempre muito acarinhado.
A televisão também já lhe deu destaque em alguns programas e foi o que aconteceu no canal do MEO, no programa do Nuno Markl a que hoje assisti.
O Gabriell vai lançar brevemente o seu 3º CD. A sua música popular e brejeira pode não ser do gosto de todos. Mas eu que sou uma grande aficionada da minha serra, não posso deixar de dar destaque a um artista da minha região.

Boa sorte Gabriell. Continua a trabalhar para melhorar a qualidade no caminho que escolheste. Desejo-te muito sucesso.

 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ser Professor

Mais um fim de semana à porta e uma vez mais, a Leonor vai cá passar estes dias enchendo a casa de alegria e carinho.
Apesar do clima  estar agradável a minha filha continua assoberbada com trabalho. Vida de professora é complicada. Sei as dificuldades por que passei e sei as dificuldades que a Xana está a passar. Por essa razão, o post de hoje é dedicado à minha filhota e a todos os docentes que tentam melhorar o nível de educação dos seus alunos,  tendo  que delegar em terceiros a educação dos seus.
A foto é uma recordação duma aluna muito querida que deixou fortes marcas em mim. É a Joana, uma criança portadora de trissomia 21, com quem trabalhei durante vários anos, alguns deles em que atravessei um período bastante difícil e que conseguia descobrir os dias em que eu me encontrava mais sensível. Recordo bem as palavras que me dirigia enquanto me acarinhava: " A possoa tá tiste. Ponto, já passa ".


SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista,
Malabarista,
Pintor, escultor, doutor,
Musicólogo, psicólogo,
É ser mãe, pai, irmã, avó,
É ser palhaço, estilhaço,
Espantalho, bagaço,
É ser ciência e paciência,
É ser informação, é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser Sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido?.. Nunca.
O seu filho passou?
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.
Ser professor...
É um vicio ou vocação
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
Amanhã

Amanhã

Os alunos vão-se...
E ele, o mestre, de mãos vazias,
Fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
Novos olhinhos ávidos de
Cultura
E ele, o professor
Vai despejando
Com toda a ternura, o saber, a orientação
Nas cabecilhas novas que
Amanhã
Luzirão no firmamento
Dá pátria

Fica a saudade...
A amizade.
O pagamento real?
Só na Eternidade.

(Autor Desconhecido)



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fim de Semana à Porta

Aproxima-se o fim de semana. O Sol derrama sobre o país os seus raios dourados e quentes que fazem a natureza ecludir, mostrando-nos toda a sua exuberância, completamente alheia a crises político-financeiras .
A serra do Açor está linda e a temperatura amena é um convite para saudáveis caminhadas ou mesmo a percursos de automóvel, pelas estradas que sulcam as suas vertentes montanhosas.

Ch
 
- Chãs d´Égua -

Nos vales, o rio Alva, o rio Ceira e as ribeiras que os alimentam percorrem  agitados o seu caminho e direcção ao Mondego, beijando as aldeias espalhadas pelas suas margens. À medida que se sobem  as encostas, o ar torna-se mais leve e um aroma silvestre inunda a atmosfera. A vegetação floresceu e oferece-nos uma paisagem colorida e perfumada.


Foz d'
 
- Foz d´Égua -

 Os únicos ruídos que se ouvem são o toque do sino das capelas quando batem as horas, o tilintar das campainhas das ovelhas, o som  das caravelas empurradas por alguma aragem que se faça sentir, o chilrear dos passarinhos, ou o cantar das águas correndo nas barrocas. A tranquilidade das pequenas aldeias espalhadas pelas encostas é um chamamento e aguça o apetite para uma visita.
Atravessando o país uma situação conturbada, nada melhor para acalmar, desintoxicar e recuperar forças para enfrentar o que nos está destinado, que um passeio pela serra.
Por tudo isto, esta é a minha  sugestão para uma escapadela de fim de semana.

Pi
 
- Piódão -




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.