segunda-feira, 11 de abril de 2011

Almada

Após um fim de semana tranquilo, a semana começou com uma deslocação à cidade de  Almada onde tinha   alguns assuntos a tratar.

Almada - Pr. Renovação

Quando morava no Laranjeiro, era nesta cidade que frequentemente fazia as minhas compras e hoje voltei a percorrer a pé as mesmas ruas. Tudo está diferente depois da passagem do metro de superfície. As ruas não têm o movimento de outrora, mas gostei de entrar em alguns  dos estabelecimentos que frequentava e que ainda estão abertos ao público.
 
Almada - Porta & Janela

Subi à Rua Capitão Leitão e fiquei algo desolada com o estado em que se encontram alguns edifícios antigos. Ali, mesmo junto à Câmara Municipal, alguns prédios encontram-se cheios de grafites ou completamente  degradados.
Fala-se há muito dum plano de requalificação para  a zona velha de Almada mas, pelo que pude constatar, está tudo muito atrasado.

Almada - Chafariz


Entendo perfeitamente que Almada seja uma cidade maioritariamente moderna e voltada para o futuro mas, o seu passado de grande relevância na História de Portugal  merece um investimento mais atento na sua zona histórica.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

3 comentários:

Luís Coelho disse...

Almada segue o trilho das restantes cidades portuguesas onde se mistura o antigo e o moderno.

Penso que deveria ser estudada uma solução para todas as cidades, ordenando-as e reconstruindo-as dando-lhes um aspecto mais aberto e funcional.

Patricia disse...

Olá Lourdes!!

Então estiveste aqui perto :)

Não conheço Almada ao por menor, só atravesso a ponte para ir à praia, de qualquer forma, percebe-se que é uma zona um bocado esquecida.

Beijinho grande.

Mariazita disse...

Olá, Lourdes
Não sabia que tinhas morado no Laranjeiro... Tenho uma amiga que viveu lá muitos anos.
Tens toda a razão no que dizes sobre Almada. A implantação do metro pelo meio da cidade prejudicou muito o comércio local, já por si bastante combalido com a abertura do centro comercial Fórum de Almada.
O progresso tem os seus custos...


Uma semana feliz. Beijinhos