Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Porque É Fim de Semana: Freguesia de Vilar Formoso

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta das  localidades portuguesas do concelho de  Almeida,  indo para a freguesia de Vilar Formoso.

O povoamento humano da freguesia é bastante  antigo, como comprovam as sepulturas abertas na rocha, consideradas protocristãs, ou mesmo mais antigas.
A povoação sede da freguesia, deve ter tido origem num local junto da  Capela de Nossa Senhora da Paz, onde  foram  encontrados vestígios de construções antigas.
Esta localidade foi uma abadia da Mitra e do Papa, tendo o abade uma renda que rondava os 600 mil réis.
A freguesia e paróquia  pertenceu ao termo da vila de Castelo Bom. 
Transitou para a Diocese da Guarda aquando da extinção da Diocese de Pinhel.
Ao longo dos tempos, a povoação foi-se desenvolvendo nas duas margens da  ribeira de Tourões. A zona sul desenvolveu-se apenas a partir do século XIX, com a construção  do caminho de ferro, que vai da Figueira da Foz até à fronteira. 
A partir da década de 80, esta vila sofreu um elevado crescimento a todos os níveis, beneficiando do facto de se situar numa zona fronteiriça e o escudo ter desvalorizado face à peseta.
Devido à sua localização fronteiriça, Vilar Formoso foi alvo de várias lutas, cercos e destruições, de que se destacam as lutas durante a Guerra Peninsular. Em 1811, o local denominado Chão dos Mortos, foi palco da famosa batalha de Fuentes de Oñoro,   entre Massena e o exército anglo-luso. 
Foi em Vilar Formoso que Lorde Wellington estabeleceu o seu quartel general, centro das evoluções estratégicas de Riba-Côa.

O orago de Vilar Formoso é São João Baptista.
A sua igreja paroquial é anterior ao século XII, sendo obra dos Templários. No arrolamento de 1320aparece citada e taxada (15 libras).

Nesta igreja destaca-se a capela-mor coberta por um tecto mudéjar bem conservado, policromo e de elegante ornato. Os altares são barrocos. Conserva ainda uma pia Batismal monolítica. 
Do Património de Vilar Formoso destacam-se ainda:

- Capela de Nossa Senhora da Paz

Tal como a igreja paroquial, este templo é da mesma época e também obra dos Templários.


- Capela do Santo Cristo

Esta Capela data do século XIX.

- Capela de Santa Bárbara

Data também do século XIX.

- Capela de N. Sr.ª da Conceição

Capela construída em meados do século XX. 

- Estação Ferroviária


Este bonito edifício é um bom exemplar da arquitectura do século passado, com admiráveis azulejos e uma velha locomotiva a vapor.

- Casa da Rua da Amoreirinha 
Datada do  século XVI de estilo Manuelino.

- Sepulturas medievais do Caminho dos Galhegos 

- Sepulturas medievais da Pedra Libreira 


Fonte e fotos da Internet




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: