Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Porque É Fim de Semana: Figueira de Castelo Rodrigo

Porque é fim de semana, vamos partir à descoberta das freguesias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, na sede do município. 


Situada na margem esquerda da Ribeira de Aguiar, esta bonita povoação  foi até 25 de Junho de 1836, uma freguesia de Figueira que pertencia ao concelho de Castelo Rodrigo.
A partir desta data, deu-se uma mudança na organização administrativa da região e a freguesia de Figueira foi elevada e vila e sede de concelho, passando a chamar-se Figueira de Castelo Rodrigo, trocando com o antigo concelho, que passou a freguesia.


O orago é São Vicente. 
A Igreja Matriz da Figueira de Castelo Rodrigo tem arquitectura maneirista com alguns elementos barrocos, apresenta fachada plana com torre quadrangular anexa.
O interior tem tecto de caixotões, altar-mor barroco rematado por um bonito conjunto  de anjos músicos e coro assente em arco abatido. Remete-se a campanhas arquitectónicas e a decorações do final do século XVII e da primeira metade do século XVIII.
Outro património de interesse da vila, para além da Igreja Matriz:
  
- Capela da Senhora da Conceição


Esta Capela, situada numa  das entradas da vila, tem planta longitudinal simples, com alpendre e torre campanário adossado ao lado direito. 
A Fachada principal tem empena rasgada por portal em arco de volta perfeita, marcada por contrafortes de esbarro oblíquo. Fachadas com remate em cornija, as laterais com janelas em arco de volta perfeita.
No seu interior destaca-se em posição frontal,  a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ladeada pelas imagens de São José e do Menino Jesus. 
- Chafariz dos pretos

Chafariz de planta circular, no centro do qual se ergue um corpo hexagonal, rematado em pirâmide. No corpo central existem quatro cabeças de criança a servirem de bicas.

- Paços do Município 





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: