Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Localidades Homónimas: Soito

Mais um topónimo que se repete em várias localidades ao longo do país. Desta vez é Soito/Souto.

 - No distrito de Coimbra, concelho de Góis  vamos encontrar uma pequena aldeia chamada Soito, que pertence à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal.
Situada a meia encosta, no caminho entre Colmeal e Fajão, a cerca de 500 metros do Rio Ceira, tem como orago São Pedro.
Segundo a tradição oral, a capela terá cerca de seiscentos anos, sendo uma das mais antigas da freguesia. A imagem do padroeiro é de pedra, pensando-se que já existia antes da construção da capela, sendo guardada pelos habitantes nas suas próprias casas.
 

- No distrito da Guarda, concelho do Sabugal, existe outra povoação com o nome de Soito ou Souto, sendo sede de freguesia.  
Segundo o Cadastro do Reino, de 1527, era já "o principal lugar do concelho com 160 moradores."
A padroeira desta localidade é  Nossa Senhora da Conceição. 
A sua  igreja, de estilo neoclássico foi construída no local onde estava a antiga Igreja com cemitério no adro, tendo este sido  transladado para fora da povoação, onde actualmente se encontra.


- Ainda no distrito da Guarda, no concelho de  Aguiar da Beira, existe outra povoação denominada por Souto que, actualmente, forma com Valverde, a na União de Freguesias de Souto e Valverde.
Situada  a cerca de 3 km da sede do município, tem a sua história associada a uma batalha travada em 981, entre Cristãos e Mouros comandados por Almançor, em que os primeiros saíram derrotados. 
O orago desta povoação é  São Sebastião.


- No distrito de Santarém, concelho de Abrantes vamos encontrar o Souto, uma das povoações que constituem a União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto.
A ocupação Humana do território, onde se localiza a povoação, remonta  ao Calcolítico.
Esta localidade teve, outrora uma relativa importância militar que lhe foi reconhecida, primeiramente pelo General Conde de Lippe(1724-1777), que aqui estabeleceu uma das suas mais poderosas linhas de resistência ao invasor castelhano.
O Souto tem como orago São Silvestre.


- No distrito de Aveiro, concelho de Santa Maria da Feira, existe mais um Souto, também conhecido por  São Miguel de Souto. Foi uma antiga freguesia portuguesa que foi agregada a  Mosteirô para formar a União das Freguesias de São Miguel do Souto e Mosteirô.
O orago é São Miguel.
A Igreja paroquial foi feita comenda da Ordem de Cristo por Bula de Leão X, em 1504. A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Souto, é das mais antigas do mundo, senão a mais antiga e o respectivo pergaminho data de 1548. 





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: