Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Porque É Fim de Semana: Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

Porque é fim de semana, vamos continuar a descobrir  mais um concelho do distrito da Guarda. Desta vez, o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.



Situado na raia do país, em Terras de Riba-Côa, junto ao vale do Côa e nos contrafortes da majestosa Serra da Marofa, o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo é limitado a norte pelo município de Freixo de Espada à Cinta, a leste pela Espanha, a sul por Almeida, a sudoeste e oeste por Pinhel e a noroeste por Vila Nova de Foz Côa.
O povoamento humano do território onde se localiza o concelho remonta à fase final da Pré-história, à Proto-história e à época romana, como o comprovam vários vestígios encontrados na região.
Tal como aconteceu nos outros concelhos raianos, também Figueira de Castelo Rodrigo sofreu com as invasóes de outros povos, em especial com o reino de Leão e Castela, mais tarde, Espanha e com França, na Guerra Napoleónica.



Em 1832, a  reforma do sistema administrativo empreendida por Mouzinho da Silveira, transferiu a sede do concelho de Castelo Rodrigo para Figueira de Castelo Rodrigo.
O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo encontra-se dividido em 10 freguesias: Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo, Almofala e Escarigo, Castelo Rodrigo, Cinco Vilas e Reigada, Colmeal e Vilar Torpim, Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia, Mata de Lobos, Vermiosa. 





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!





Sem comentários: