Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Porque É Fim de Semana: Vila Cortês da Serra

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta das localidades do concelho de Gouveia e seguimos para a freguesia de Vila Cortês da Serra. 



Vila Cortês da Serra fica situada num  vale no sopé da Serra da Estrela e segundo a crença dos seus habitantes, existiu  um castro pré-romano, no monte do Castelejo.
Esta povoação que nunca foi vila, se não no seu topónimo, deverá ter a sua   origem relacionada com o repovoamento do termo do castelo de Linhares, ao qual pertencia em meados do séc. XI. 
Fez parte do concelho de Linhares até à extinção deste a 24 de Outubro de 1855. 
A antiga freguesia era priorado da apresentação dos senhores de Melo.
Aldeia localizada numa estrada internacional, foi alvo  das tropas napoleónicas, que aqui estiveram instaladas,  após a derrota nas Linhas de Torres e que durante a  fuga, incendiaram parte da povoação.



A  Padroeira de Vila Cortês da Serra é  Nossa Senhora da Conceição.

A igreja Matriz  é um bonito templo mandado construir em finais do séc. XVIII ou princípios do séc. XIX, pelos condes de Mello, donatários desta paróquia. 
Tem altar-mor, com retábulo de talha dourada, três altares laterais, coro e uma elegante torre com quatro sineiras. Para além da igreja de Nossa Senhora da Conceição, existem na povoação outros locais de culto.

- Capela de Santo António 



Data do séc XVII e é um belo exemplar do património arquitectónico e artístico. 

- Capela de S. Bartolomeu
Este templo situa-se no centro da povoação e foi a primeira Matriz. Em tempos, era alvo duma grande festa e feira anuais, no dia  24 de Agosto.

- Casa Brasonada



Na aldeia, existe um edifício brasonado,  pertencente à família Mendonças de Freches. 


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!

Sem comentários: