Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Porque É Fim de Semana: Gouveia

Porque é fim de semana,  vamos continuar a percorrer as inúmeras localidades do nosso país. Vamos deixar para trás a serra do Açor e tentar descobrir através de visitas físicas ou através da Internet, desde grandes cidades às mais pequenas aldeias
Seguimos para a serra vizinha e vamos encontrar o concelho de Gouveia.



Os vestígios mais antigos encontrados na cidade, conduzem-nos até ao Largo do Castelo, onde foram descobertos três potes funerários da Idade do Bronze.
Segundo alguns estudiosos, Gouveia terá sido povoada pelos Túrdulos no século VI A.C..
Os romanos passaram também por ali deixando algumas marcas da sua permanência, junto à antiga escola primária de S. Pedro.
Da ocupação dos povos germânicos e muçulmanos, pouco se sabe para além de  que Fernando, Magno, Rei da Galécia-Leom, conquistou Gaudela (Gouveia) aos Mouros, em 1083.
Em 1125, D. Teresa doou esta localidade em couto, aos freires da Ordem de São João de Jerusalém, do Mosteiro de Águas Santas, na Maia.
Em 1135, num documento de Inocêncio II, faz-se referência ao Castelo de Gouveia.



Em 1186, D. Sancho I concedeu-lhe foral com privilégios aos seus habitantes, na tentativa de atrair a Gouveia mais pessoas que garantissem o seu repovoamento.
Em 1217, D. Afonso II renovou-lhe o foral, concedendo-lhe  mais regalias e em 1510, D. Manuel I outorgou-lhe foral novo.
Gouveia como muitas outras localidades  da região, recebeu uma grande de comunidade judaica, após a sua expulsão de Espanha.
Este povo veio ajudar a desenvolver a vila de Gouveia, em especial na indústria dos lanifícios, introduzindo novas técnicas  e modernizando a forma de trabalhar.
Da presença deste povo, foi descoberta, entre outros, uma parte da sinagoga que ali foi construída, com a inscrição de “ano de 5257 da era judaica” que corresponde a 1496/97 da era cristã.
Gouveia foi elevada a cidade por lei de 1 de Fevereiro de 1988.



Do património da cidade, destacam-se:

- Igreja Matriz de Gouveia
A Igreja Matriz de Gouveia é dedicada a São Pedro.
É um imponente edifício datado do século XVII, mas há referências a um templo em honra de São Pedro em 1285,  quando D. Dinis concedeu a esta igreja o direito de padroado, tendo sido doada ao Mosteiro de Santa Clara de Coimbra.
Este templo  impressiona pela  beleza arquitectónica da sua fachada exterior e pela imponência da  talha dourada patente  no interior.


- Igreja de S. Julião
A Igreja paroquial  de São Julião tem características de arquitetura maneirista e rococó. 
É constituída por uma só nave, capela-mor, sacristia e uma torre sineira adossada.  No interior,  destaca-se o coro-alto de madeira e o arco triunfal de volta perfeita.



- Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia data do século XVIII e foi erigida sobre as ruínas duma outra igreja edificada no século XVII. Tem planta retangular e é formada pela igreja duma só nave, capela-mor, sacristia, e pelas antigas Casas do Despacho e do Hospital. 



- Capela de Santa Cruz
Esta pequena ermida é também conhecida por Capela da Senhora das Boas Novas.



- Capela de S. Miguel
Esta Capela de planta longitudinal é composta por uma nave e uma capela-mor ligeiramente mais estreita. Crê-se ter sido  construída no século XV e reformada no século XVI e XX.


- Capela de Nosso Senhor do Calvário
Esta capelinha foi mandada erigir pelos padres jesuítas do colégio de Gouveia, em reconhecimento da protecção divina quando do terramoto de 1755. Fica situada  num pequeno monte, outrora conhecido como “Monte Ajax”, a que se acede por uma escadaria de cantaria, ladeada por duas capelas, alusivas à Agonia de Jesus no Horto e ao Beijo de Judas.
A Capela tem características rococó e oitocentista e nela se  destaca o retábulo-mor de talha policromada.
    


- O Bairro do Castelo
A zona histórica da cidade com o seu traçado urbano medieval.



- Casa da Torre
A Casa da Torre fez parte dum solar construído no século XVI. Ao longo dos anos o solar foi sendo destruído, restando um edifício  com três pisos, onde se destaca  uma bonita janela manuelina geminada.
Também  conhecida como Palácio dos Távoras, marqueses de Gouveia está classificado como Monumento Nacional e é hoje  uma delegação do Parque Natural da Serra da Estrela.



- Pelourinho 
Junto à Casa da Torre ergue-se o pelourinho manuelino, cuja construção original data do séc. XVI. Em 1951 foi reconstruído no pátio do Museu, usando alguns elementos que faziam parte do original e em 1983 foi deslocado para o local onde se encontra actualmente. 

- Fonte do Assento
Por detrás da Casa da Torre, vamos encontrara uma bela fonte  em estilo barroco. 



- Cruzeiro dos Centenários
Cruzeiro inaugurado em 1940, fazendo parte do programa de Comemoração dos Centenários.


- Solar dos Serpa-Pimentel
Este edifício setecentista é o local onde funciona a   Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira. 



- Paços do Concelho 
O edifício dos Paços do Concelho situa-se no antigo Colégio da Santíssima Trindade.
A sua construção remonta  ao século XVIII e foi mandado edificar por D. Maria Ferreira, para o ensino de Latim e da Moral, que ficou a cargo dos Jesuítas, até à sua expulsão. Durante as invasões francesas, foi transformado em quartel, servindo também como hospital militar. Mais tarde, ali se instalou o  Tribunal da Comarca e da Cadeia Pública. Já deteriorado,  foi alvo de obras de restauro. 
Na fachada principal, destacam-se  as armas nacionais, ao centro e os brasões dos Figueiredos e  dos Távoras.



- Solar dos Condes de Vinhó e Almedina
Este edifício datado do séc. XVIII, tem na fachada principal, o brasão da família a ornamentar o frontão da porta principal.
Em 1906, pertenceu ao primeiro Conde de Vinhó e Almedina, António Homem Machado de Figueiredo Leitão, casado com Dona Luísa Guedes de Guimarães, filha do fundador do Museu de Arte Antiga.
Neste edifício, adquirido pelo município, funciona actualmente o Museu de Arte Moderna Abel Manta.



Do concelho de Gouveia fazem parte 16 freguesias que serão tema de próximos posts. São elas:

Aldeias e Mangualde da Serra
Arcozelo
Cativelos
Figueiró da Serra e Freixo da Serra
Folgosinho
Gouveia
Melo e Nabais
Moimenta da Serra e Vinhó
Nespereira
Paços da Serra
Ribamondego
Rio Torto e Lagarinhos
São Paio
Vila Cortês da Serra
Vila Franca da Serra
Vila Nova de Tazem



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!

Sem comentários: