sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Óbidos: Santuário do Senhor da Pedra


Na parte exterior das muralhas da vila medieval, na estrada para as Caldas da Rainha, um templo religioso de aspecto cilíndrico chama a atenção de quem passa. É o Santuário do Senhor da Pedra.

Conta-se  que num ano de seca, um lavrador rezava a Deus para proteger as suas colheitas e que   encontrou  uma imagem  de pedra, quando passava por um silvado.
Como entretanto começou a chover, a população mandou construir uma pequena ermida, para albergar a imagem que consideraram milagrosa.
Mais tarde, pensaram em erigir um templo maior e mais condigno, que contou com avultadas ofertas  do rei D. João V, que frequentemente se deslocava ao Hospital Termal das Caldas da Rainha, onde ia fazer tratamentos e que, ao passar no local, se tornou devoto do Senhor Jesus da Pedra.
O actual templo foi inaugurado em 1747.
Apesar do aspecto exterior, apresenta  no seu interior  planta hexagonal, onde figuram três capelas: a capela-mor dedicada ao Calvário, com uma tela de André Gonçalves, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José, com telas de José da Costa Negreiros.
No Altar-Mor,  destaca-se a imagem de pedra de Cristo Crucificado, que deu o nome ao Santuário, possivelmente, datada do século XVIII, onde se destaca a imagem antropomórfica que se acreditava ter poderes milagrosos.

Obrigada pela sua presença. Volte sempre.





1 comentário:

Anabela Jardim disse...

Muito lindo esse santuário! Lembra em muitos aspectos as nossas igrejas barrocas de arquitetura inspirada nas construções portuguesas do mesmo período. Obrigada por compartilhar conosco essa relíquia.