Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de março de 2015

Porque É Fim de Semana: União das Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira

Mais um fim de semana à porta e a sugestão para este, continua no concelho de Oliveira do Hospital. 
Voltamos à Ponte das Três Entradas, seguimos ao longo do rio Alva e vamos entrar em São Sebastião da Feira.

Esta povoação  desde 2013, no âmbito da Reorganização administrativa do território das freguesias, faz parte da União das Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.

S. Sebastião da Feira teve a sua origem à volta de uma pequena ermida em honra de São Sebastião mandada construir por um soldado  de D. Afonso Henriques, no início da nacionalidade.   
D. Manuel I concedeu-lhe foral em  1514, onde é referida com o nome de S. Sebastião de Riba D’alva (Samsabastia de Riba Dalva). Em 1524, no Cadastro da População do Reino, o nome foi substituído por Vila da Feira. 
Esta povoação foi vila e sede de um pequeno concelho até ao início do século XIX.
A  ermida de S. Sebastião foi destruída mas voltou a ser reedificada.  O edifício atual é uma reconstrução modesta do fim do século XVIII.


Penalva de Alva é uma localidade muito antiga e presume-se que tenha recebido carta de foral  com estatuto municipal concedido por D. Afonso Henriques, antes ainda do início da nacionalidade. 
Antigamente era conhecida pelo nome de  Penalva de Riba d`Alva ou mesmo por Penalva de S. Gião. D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 14 de Abril de 1516. O concelho de Penalva de Alva foi extinto pela reforma administrativa de 1853 e todas as suas freguesias foram integradas no concelho de Sandomil. Passou para  o concelho de Oliveira do Hospital em 24 de Outubro de 1855. 

Em Penalva de Alva, a  Igreja Paroquial do fim do século XVI, situava-se num local de difícil acesso, pelo que, no fim do século XIX, foi construída uma nova  junto do rio.
Perto da Igreja existe um Pelourinho do século XVI e em frente a antiga Casa da Câmara que tinha a  cadeia no piso posterior, onde atualmente se encontra instalada uma  biblioteca.
Ambas as povoações têm excelentes praias fluviais que fazem as delícias dos veraniantes em época de calor.

Da União das Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira fazem parte outras localidades. As que integram a área da serra do Açor  serão alvo das próximas postagens mas, as que já estão fora do perímetro desta serra  serão igualmente divulgadas  numa outra rubrica deste blog.






Obrigada pela sua visita. Volte sempre.








Sem comentários: