sexta-feira, 27 de março de 2015

Porque É Fim de Semana: Freguesia de S. Gião

Porque é fim de semana vamos continuar no concelho de Oliveira do Hospital e partir à descoberta da  freguesia de S. Gião.
O topónimo São Gião deriva de São Julião,  seu padroeiro.Foi curato de apresentação do comentador de S.Tomé de Penalva, pertencendo à vila de Penalva de Alva. Até 1843 pertenceu  ao concelho de Sandomil, passando em seguida para  o concelho de Seia e só em 1898  foi integrado no concelho de Oliveira do Hospital.
Localizada em pleno vale do Alva, é natural que a aldeia beneficie da beleza paisagística da região envolvente. Possui esplêndidas praias fluviais, parque de campismo, hotel, restaurante  e  habitações de turismo rural.

Em São Gião é obrigatória a visita à Igreja Matriz ( 1795 ) , à Ponte de estilo românico e às Azenhas do Rio Alva entre outos locais de interesse.

Para além de S. Gião, pertencem também à freguesia as localidades de Alentejo, Covão, Chã, Mosteiro (parcialmente), Parceiro, Barroca do Parceiro e Rio de Mel, povoações que serão alvo das próximas postagens.





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





Sem comentários: