quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sé de LisboaII

A Sé de Lisboa é uma construção românica, austera de grandes dimensões,que se destaca do casario que a rodeia. 
Como já aqui escrevi, ao longo dos séculos, foi alvo de remodelações, recebendo os vários estilos arquitetónicos das diferentes épocas  em que decorreram. Contudo, durante as últimas obras de restauro, tentou devolver-se à Sé um pouco do seu aspeto medieval, onde alguns dos seus  elementos originais estão bem visíveis.


Numa visita à Catedral de Lisboa é imprescindível uma passagem pelo Claustro.
O claustro atual tem três alas cobertas por abóbadas. 

Nas alas norte e leste  existem as capelas de São João Evangelista, São Lourenço, Nossa Senhora de Belém, Senhor Jesus da Boa Sentença, Santo António de Pádua, Nossa Senhora da Tocha, Santo Aleixo, São Miguel e Almas, Nossa Senhora da Piedade da Terra Solta , São Gervásio e Santo Estevão.

Dentro dos claustros, estão à vista dos visitantes escavações arqueológicas em curso onde podem ser observados vestígios da época romana,   visigótica e árabe, de que são exemplos, restos de edifícios, lojas,   fossas e tanques , entre outros.
 
Foto da Net
Uma visita à Sé não deve terminar por aqui. Subindo a um dos andares superiores temos acesso ao tesouro da Sé. Ali podemos apreciar , entre outras, uma rica e variada coleção de pratas, trajes eclesiásticos, estatuas e manuscritos que fazem parte do
património artístico da Sé Patriarcal de Lisboa.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: