terça-feira, 15 de julho de 2014

Semifrio de Whisky


Ingredientes :

Base :
2 ovos
1 gema
130g de açúcar
Raspa de um limão
90 g de farinha
1/2 colher de chá de fermento


Semifrio

2 pacotes de pudim flan ( costumo usar Mandarim)
8 dl de leite
2 colheres de sobremesa de maisena
3 colheres de sopa de açucar
12 folhas de gelatina incolor
2 dl de natas
50 ml de whisky
1,5 dl de leite condensado
Chocolate para polvilhar


Preparação:

Base :
Pré-aquecer o forno a 180º.Untar uma forma redonda (que ser do mesmo tamanho que a forma do semifrio) com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater os ovos com a gema, até obter um batido fofo. Adicionar o açúcar e a raspa do limão e bater bem firme . Peneirar a farinha com o fermento e envolver no preparado anterior .
Verter a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do forno).

Preparação Semifrio:

Colocar apenas o aro da forma de semifrio sobre um prato (o prato deve ser completamente raso). Cortar a base em duas camadas iguais e colocar uma no fundo do aro.
Demolhar as folhas de gelatina em água fria.
Misturar os pudins com um pouco de leite para desfazer o pó. Adicionar a maisena e uma colher de açúcar. Mexer um pouco até ficar tudo desfeito.
Levar o restante leite ao lume e assim que ferver juntar o pudim. Mexer continuamente até engrossar um pouco. Juntar as folhas de gelatina (previamente dissolvidas em água quente) e misturar bem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Se o creme ficar com pequenos grumos, passar o creme pelo passador.

Bater as natas e quando ficarem firmes juntar o restante açúcar e o whisky. Envolver até obter um creme homogéneo e adicionar o leite condensado. Misturar o preparado das natas ao preparado ao pudim.

Levar ao congelador a prender um pouco (para quando colocar no aro não escorra para fora).
Verter metade do creme para cima da base, colocar a outra base e verter o restante creme. Levar ao congelador durante uns minutos e depois ao frigorífico pelo menos 3 horas.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





 

Sem comentários: