quarta-feira, 23 de julho de 2014

Lisboa - Igreja de São Roque: Capelas

A grandiosidade da Igreja de São Roque está também patente nas capelas que nela existem.

Capela-mor

O retábulo da Capela-mor  é formado  colunas  ladeando a imagem  de  
Nossa Senhora com o Menino e quatro nichos onde se podem ver os principais santos da Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Luís de Gonzaga e São Francisco de Borja. Ao centro, uma bela pintura duma série de  sete telas, encomendadas pela Companhia de Jesus, que são mudadas periodicamente  conforme o calendário litúrgico.
No chão, jazem D. Fernando Martins de Mascarenhas, Bispo do Algarve de 1596 a 1616 e de
D. Tomás de Almeida, primeiro Patriarca de Lisboa.

Capela de São Roque

A Capela de São Roque situa-se   no local onde se encontrava a cabeceira da  Ermida de S. Roque, anterior à construção da actual igreja.
A imagem central do retábulo, é de  madeira, representa São Roque e está ladeada por duas esculturas  representando São Tiago e São Sebastião. 

Sobre o altar sobressaem seis esculturas em madeira prateada representando os Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, e os quatro santos Evangelistas.
Nas paredes laterais saltam à vista os magníficos painéis de azulejos com cenas da vida de S. Roque.

Capela de São João Batista 

Image and video hosting by TinyPic

Esta é a mais imponente capela  da igreja e  foi mandada construir em Roma, por D. João V. Ali   esteve exposta, sendo depois  desmontada  para se poder transportar para Lisboa, em três naus. Foi, depois, novamente montada na Igreja de São Roque, no local da antiga capela do Espírito Santo.
Nesta capela  foram utilizados os melhores e mais ricos  materiais como são os casos dos mármores: lápis-lazúli, ágata, verde antigo, alabastro, mármore de Carrara,...  o bronze dourado,os quadros e os mosaicos.

Capela do Santíssimo

Image and video hosting by TinyPic

Esta capela profusamente decorada com talha dourada, foi fundada por uma senhora benemérita do colégio jesuíta de Santo Antão e da Casa Professa de S. Roque, de nome Luiza Frois. 
Inicialmente foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem se encontra no centro do retábulo.
As paredes laterais são revestidos de com mármores embutidos e têm expostas duas pinturas subordinadas ao tema  "A morte da Virgem" e "Assunção e Coroação da Virgem".

Capela de Nª Sª da Piedade 

Image and video hosting by TinyPic


A Capela de Nª Sª da Piedade foi fundada por
Martim Gonçalves da Câmara, que nela se encontra sepultado. 
O retábulo, da responsabilidade da Congregação de Nossa Senhora da Piedade, tem ao centro uma representação do "Calvário", sobre uma pintura das muralhas de Jerusalém. A cruz é rodeada por uma bela cercadura de anjos tendo aos pés uma representação da "Pietá".
Destaca-se ainda, um magnífico sacrário com uma pintura de "Nossa Senhora da Soledade".



Capela de São Francisco Xavier

Image and video hosting by TinyPic

Esta capela foi fundada  por um  nobre,a quem  Filipe I de Portugal concedeu brasão de armas, de seu nome António Gomes de Elvas.

O altar tem ao centro  uma escultura  São Francisco Xavier. Nas paredes laterais, pinturas representando "D. João III em audiência a S. Francisco Xavier" antes da partida do jesuíta para a Índia e "O Papa Paulo III no acto de enviar para Portugal os primeiros Padres da Companhia de Jesus".


 Capela de Santo António

 Image and video hosting by TinyPic 

A Capela de Santo António deve a sua origem a Pedro Machado de Brito, que a legou à Companhia de Jesus, na condição de ali se sepultarem os seus descendentes. Ficou  testamenteira a Confraria da Misericórdia de Lisboa, que  acordou com os jesuítas para  que a capela fosse dedicada a Santo António.
A capela seguiu  a traça das outras capelas. Foi parcialmente destruída pelo terramoto de 1755 e, mais tarde restaurada.
O teto foi revestido por frescos neoclássicos do século XIX. No nicho do  retábulo central encontra-se uma imagem de Santo António, em madeira estofada ladeada por  colunas maneiristas.
Nas paredes laterais, destacam-se
duas pinturas  a óleo sobre tela,  representando "O Santo pregando aos peixes" e "A tentação de Santo António".



Capela de Nossa Senhora da Doutrina

Image and video hosting by TinyPic

A Capela de Nossa Senhora da Doutrina, deve a sua origem à "Congregação dos Oficiais Mecânicos ou da Senhora da Doutrina" e é exuberantemente decorada com talha dourada  e mármores embutidos.

O retábulo, em forma de portal românico, tem ao centro a imagem de Santa Ana e a Virgem, ladeadas por  São Joaquim e de Santa Ana.
Nas paredes laterais, vários nichos albergam  relicários em forma de bustos.



Capela da Sagrada Família ou do Menino Perdido 

Image and video hosting by TinyPic

Esta capela foi construída pela Congregação dos Nobres e tem  uma decoração  sóbria, semelhante à da capela-mor.
No retábulo encontra-se uma pintura representando "Jesus entre os Doutores" e, sobre o altar,  três esculturas em madeira estofada, representando a Sagrada Família. Nas paredes laterais mais duas excelentes pinturas do século XVII,  respectivamente a "Adoração dos Reis" e a "Adoração dos Pastores"
 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.










Sem comentários: