Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Porque É Fim de Semana: S. Martinho da Cortiça

Porque é fim de semana, vamos regressar à serra do Açor e continuar na descoberta de algumas das suas aldeias. Ainda no concelho de Arganil, vamos para a freguesia de S. Martinho da Cortiça.


S. Martinho da Cortiça é uma povoação, sede duma das 18 freguesias do concelho de Arganil.
Atravessada pela estrada da  Beira, foi ponto de passagem obrigatória para o trânsito internacional. O rio Alva, após a construção da barragem das Fronhas, propiciou várias actividades que poderão ter grande influência no desenvolvimento turístico da região.

A freguesia é constituída por 24 aldeias: Ponte da Mucela, Mucelão,Sobreira, Quinta da Cortiça, Cortiça, Cavaleiro, Teixugueira, Carapinhal, São Martinho da Cortiça, Vale de Matouco, Vale de Moinho, Fronhas, Saíl , Fonte Furada, Vale de Espinho, Portela da Urgueira, Urgueira, Pombeiras, Abrunheira, Sanguinheda, Catraia dos Poços, Olival da Mina, Vale de São Martinho e Poços.

Do património de S. Martinho da Cortiça faz parte a Igreja Matriz dedicada a S. Martinho. Construída em grés regional, tem o brasão  dos Cunha de Pombeiro a encimar a porta principal. 

Foto - Panoramio
Entrando na igreja, podem-se  apreciar a capela-mor com um belo retábulo de finais do séc. XVII e duas capelas laterais com retábulos do século XVIII. O púlpito de calcário está assente em duas mísulas, e é marcado com o leão dos Castelo Branco. De realçar também esculturas de calcário de finais do século XVI, que pertenciam à igreja velha, uma imagem da Virgem com o Menino, do séc. XVI-XVII e outra de estilo gótico, representando Santo Bispo, do séc. XVI.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




 

Sem comentários: