Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pelos Caminhos de Portugal: Viana do Castelo

O Domingo amanheceu ensolarado e convidativo para um passeio pela cidade e para uma vista à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia. Foi esse o programa que cumprimos durante a manhã  em Viana do Castelo.
  photo DSC01243.jpg

Viana do Castelo é uma cidade situada a Norte do país, na foz do rio Lima e banhada pelo Oceano Atlântico. É uma cidade tranquila com um vasto património  histórico, paisagístico e cultural onde a etnografia tem um lugar de eleição.

 photo DSC01175.jpg
Subimos o monte  e, chegados ao local, fomos surpreendidos  pela extraordinária paisagem que  se pode desfrutar, uma vista sem igual de toda a região circundante onde mar e rio convivem na perfeição com o vale e as montanhas.

Viana do Castelo - Bas photo DSC01177.jpg
Entrámos na Basilica construída sobre uma planta em forma de cruz grega, inspirada no Sacré-Coeur de Paris. À entrada, destaca-se, entre as duas portas frontais, uma imagem de Sagrado Coração de Jesus em bronze e no  interior as várias    rosáceas  com vitrais e, na cúpula, pinturas   representando a via-sacra e a Ascensão de Cristo.

Viana do Castelo - Bas photo DSC01158.jpg

Descemos o monte em direção à cidade e iniciámos uma visita à sua zona histórica. Ali encontrámos vários monumentos dos quais destaco a  Igreja Matriz , os Antigos Paços do Concelho, a Casa da Misericórdia e o Chafariz.

 photo DSC01220.jpg

Passeámos pelas suas bem conservadas ruas e ruelas onde fomos encontrando belas casas senhoriais bem como antigas igrejas como testemunho dum passado com muita história.

 photo DSC01236.jpg

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





Sem comentários: