sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Porque é Fim de Semana... Freguesia de Folques

Mais um fim de semana e  mais uma voltinha pela serra. Continuando no concelho de Arganil vamos partir à descoberta de mais uma freguesia. Desta vez, Folques.



A freguesia de Folques, tem como principal motivo de interesse o seu Mosteiro, que no início do século XI foi fundado  em Arganil mas que viria a ser transferido para a mata de Folques no séc. XII, onde  teve uma grande influência no desbravamento e povoamento da região.
Pertenceu aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho,  até ao séc. XVI, altura em  que se uniu à congregação de Santa Cruz de Coimbra.  No séc. XIX,  o mosteiro foi extinto  e adquirido por um particular. Atualmente, funciona ali uma escola de formação profissional.
A Igreja, que tem como orago S. Pedro, passou   a ser a paroquial da freguesia, onde existem ainda a capela de São Sebastião, a Capela das Almas e  a Capela do Senhor dos Aflitos.
Desta freguesia, fazem também parte, entre outras, as seguintes localidades:  Alqueve, Bocado, Folques, Mancelavisa, Monte Redondo,  Portela do Alqueve, Póvoa de Folques e  Salgueiro, à descoberta das quais iremos no próximo fim de semana.


Foto: Retirada da Net


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

 

Sem comentários: