terça-feira, 30 de abril de 2013

Alvôco de Várzeas

Alvôco das Várzeas é a sede duma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital que, como muitas outras do interior do país, luta contra a desertificação.

Alv photo AVaacuterzeas4.jpg  

Inserida na zona do Interior, com muita vegetação e banhada por um rio de águas límpidas Alvôco de Várzeas é uma povoação muito antiga, provavelmente anterior à nacionalidade. O aparecimento de mós e moedas e o legado de antroponímicos que ainda hoje existem em Alvôco provam que esta povoação foi ocupada pelos romanos devido, talvez, à proximidade das explorações mineiras existentes nas várzeas do rio Alvôco.

Alv photo AVaacuterzeas6.jpg
A freguesia é composta por 14 localidades: Alvoco das Várzeas, Braçal, Candão de Baixo, Candão de Cima, Malhadinha, Parente, Parente de Baixo, Parente de Cima, Quinta da Ferraria, Quinta da Vesteva, Quinta das Covas, Ribeirinha, Tapada e Tapado.
Esta é uma freguesia muito bonita, com muito património do qual se destacam o natural e a Ponte Medieval ( Monumento Nacional)  sobre o Rio Alvôco, que terá sido construída no século XIV de estilo gótico-românica.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






Sem comentários: