Fórnea, é uma pequena povoação escondida entre  os montes da serra do Açor, situada num vale acentuado, junto duma ribeira, onde a água fresca e cristalina divide o casario antes de seguir  na direcção da Barragem do Alto Ceira. 
É naquela imensidão de território, que pertence à natureza,  onde há séculos vivem humildes e corajosas gentes, onde ainda permanecem  raros e antigos costumes, se conserva o falar simples e sincero de uma peculiar  sabedoria, que existe toda uma cultura serrana, beirã, que demoramos algum tempo  a assimilar e a descobrir. 
Fórnea, como tantas outras povoações infiltradas  na serra do Açor, não tem um futuro determinado, mas são também incertas  as nossas convicções e a extensão da vida! 
Assim, numa doce melancolia e confortante tranquilidade, os  seus poucos e idosos habitantes vão resistindo, com a  saúde e a fé de um destino vivido em cada dia.
Tudo isto está ao nosso alcance, viagens de sonho que desafiam  o tempo, paisagens imponentes, horizontes cúmplices e infindáveis  que transmitem paz, com Deus por companhia!
A comissão de 
Melhoramentos Recreativa e Educativa de Fórnea foi
fundada em 15 de Agosto do longínquo ano de 1954.
 
Desde então, 
muitos foram os Homens que serviram a Colectividade e se dispuseram a trabalhar 
em prol dos benefícios, dos habitantes e progresso daquela pequena povoação, 
infiltrada no interior da serra. 
Num voluntariado  sem igual, a disposição e a vontade de congregar num projecto comum, assentes  num sentimento e numa convicção profundos, todo o amor e dedicação por uma  comunidade, sempre vingaram, de tal modo, foi-se traçando um rumo de  desenvolvimento,evoluindo na  senda dos objectivos propostos e definidos desde o começo.

 Muitas foram as obras  que, desde então, se tornaram realidade e melhoraram as condições de vida naquela típica aldeia que abandonamos por agora.  
Seguimos  à descoberta de mais uma aldeia   da serra do Açor, a visitar no próximo fim de semana.
 
Obrigada pela sua
visita. Volte
sempre.