sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Porque é Fim de Semana... Fórnea


Continuamos na freguesia do Piódão e, desta vez,  vamos visitar a Fórnea através do blog da aldeia, em http://aldeiafornea.planetaclix.pt 
 
 
Fórnea, é uma pequena povoação escondida entre os montes da serra do Açor, situada num vale acentuado, junto duma ribeira, onde a água fresca e cristalina divide o casario antes de seguir na direcção da Barragem do Alto Ceira.
É naquela imensidão de território, que pertence à natureza, onde há séculos vivem humildes e corajosas gentes, onde ainda permanecem raros e antigos costumes, se conserva o falar simples e sincero de uma peculiar sabedoria, que existe toda uma cultura serrana, beirã, que demoramos algum tempo a assimilar e a descobrir.
Fórnea, como tantas outras povoações infiltradas na serra do Açor, não tem um futuro determinado, mas são também incertas as nossas convicções e a extensão da vida!
Assim, numa doce melancolia e confortante tranquilidade, os seus poucos e idosos habitantes vão resistindo, com a saúde e a fé de um destino vivido em cada dia.
Tudo isto está ao nosso alcance, viagens de sonho que desafiam o tempo, paisagens imponentes, horizontes cúmplices e infindáveis que transmitem paz, com Deus por companhia!

 
A comissão de Melhoramentos Recreativa e Educativa de Fórnea foi
fundada em 15 de Agosto do longínquo ano de 1954.
 
Desde então, muitos foram os Homens que serviram a Colectividade e se dispuseram a trabalhar em prol dos benefícios, dos habitantes e progresso daquela pequena povoação, infiltrada no interior da serra. 
Num voluntariado sem igual, a disposição e a vontade de congregar num projecto comum, assentes num sentimento e numa convicção profundos, todo o amor e dedicação por uma comunidade, sempre vingaram, de tal modo, foi-se traçando um rumo de desenvolvimento,evoluindo na senda dos objectivos propostos e definidos desde o começo.

 
Muitas foram as obras  que, desde então, se tornaram realidade e melhoraram as condições de vida naquela típica aldeia que abandonamos por agora. 


Seguimos  à descoberta de mais uma aldeia   da serra do Açor, a visitar no próximo fim de semana.
 

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
 



 



 



 
 







 

 

2 comentários:

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Existem recantos do nosso país que merecem ser visitados, mas para perceber o seu povo é preciso viver no meio deles e comer com eles o pão de cada dia...

Luis disse...

Minha Querida Amiga,
É com muito agrado que a visito pois traz sempre consigo o "Portugal Profundo" para nos revigorar e fazer esquecer este "Portugal miserável" que temos vivido ultimamente.
Bem Haja!
Um beijinho muito amigo e solidário.