Powered By Blogger

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Incêndios Florestais

Durante as minhas férias, vivi de novo momentos de grande ansiedade e receio, devido aos incêndios florestais que periodicamente assolam a serra do Açor. Muito próximo de Sobral Magro , a serra ardia e, em pouco tempo, a minha aldeia ficou sob um espesso  manto de fumo. Tememos o pior pois, parecia-nos estar mais próximo do que estava na realidade.
Num dos locais mais altos da povoação, foi este o cenário que se deparou aos nossos olhos.
A área florestal que ardeu foi grande e uma região bela e verdejante transformou-se numa mancha escura com um forte odor a terra queimada.
A bela vila de Avô apresenta agora este aspeto desolador.

Av - aps o Incndio 2012

 
Também no final do passado fim de semana a serra voltou a estar em chamas.
Desta vez, mais próximo da sede de concelho, ardendo uma vasta área entre  as vilas de Arganil e  Coja , pondo em risco várias aldeias. Algumas, por precaução e  devido à avançada idade dos seus habitantes,  tiveram que ser evacuadas.
Finalmente, os bombeiros de várias  corporações e  com a ajuda de muitos  meios aéreos, conseguiram por fim ao inferno em que viveram durante alguns dias, evitando que o incêndio atingisse outros concelhos.


 
Coja tinha este aspeto
Foto: Rouxinol de Pomares
 
 
 Não posso deixar de prestar a minha homenagem aos BOMBEIROS, Homens abnegados que voluntariamente e, muitas vezes  arriscando as suas vidas, defendem as nossas florestas.
A todos, o meu bem haja.
 

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





 

Sem comentários: