Powered By Blogger

domingo, 17 de julho de 2011

Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa - Festival de Folclore

 Do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, recebi o seguinte e-mail, que passo a divulgar:

A Associação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, do concelho de Arganil, do distrito de Coimbra, vem por este informar-vos que irá realizar o Festival de Folclore "30 Anos de Etnografia", no dia 30 de Julho, na Praça Simões Dias, em Arganil. Por esta razão convidamo-vos a participar neste evento, sendo motivo de muito orgulho e satisfação a V/ presença.
Aproveitamos ainda e solicitamos a respectiva divulgação do evento para que a afluência seja a maior.
"30 Anos de Etnografia" - Festival de Folclore  
   14 de Junho de 1981: data de fundação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa...
   Esta Associação comemora então 30 anos de existência; e nada mais nada menos que realizar um Festival de Folclore, na sede de concelho (Arganil), para festejar esta data tão bonita. Quis então o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa trazer à sua terra a festa, a alegria contagiante e a exultação de um Festival de Folclore. Sendo já a segunda vez, a par das comemorações do 25º aniversário, este Grupo espera repetir o sucesso que foi o Festival realizado em 2006.
   Coincidência ou não nesta maravilhosa comemoração dos 30 anos, este Festival realizar-se-á no dia 30 de Julho. A Praça Simões Dias foi o local escolhido para trazer a Arganil diversas tradições de antanho de 5 diferentes regiões do país (Minho, Douro Litoral, Beira Serra, Estremadura e região Saloia).
   Os Ranchos convidados chegarão a Arganil por volta das 17 horas e irão visitar a nossa bonita freguesia, Celavisa. Depois de jantados voltarão a Arganil para iniciar, às 21h, um bonito CORTEJO ETNOGRAFICO. O local de início deste desfile será a Escola Secundária, percorrendo a Avenida José Augusto Carvalho (dos Bombeiros). Será algo bonito de se apreciar pois os trajos estarão todos agrupados mediante a sua função (Ricos, Romaria, Domingar, Feira e Trabalho) e a acompanhá-los haverá gado (junta-de-bois, gado caprino e afins) e diversos apetrechos e alfaias. Sugere-se inclusivamente que vejam o cortejo a passar pela a Avenida, junto à Câmara, e retornar à Praça para depois apreciar a APRESENTAÇÃO ETNOGRÁFICA DE TRAJOS, que se seguirá (às 21h30).
   Após esta demonstração, existirá ainda uma pequena sessão solene de abertura do Festival e os Grupos iniciarão as suas actuações pela seguinte ordem:
           - Rancho Folclórico "As Cerejeiras de Fetais" - Estremadura Centro-Saloia
           - Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz - Entre Douro-e-Minho
           - Rancho Folclórico e Etnográfico "As Papoilas do Campo de Cela-Velha" - Alta Estremadura
           - Rancho Folclórico de Silvalde - Douro Litoral
           - Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, Arganil - Beira Litoral-Mondego
   Espera-se que seja um espectáculo de grande qualidade folclórica e etnográfica, para o qual este grupos de excelência contribuirão, representando condignamente os seus antepassados. 
   O Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa convida então todos os Arganilenses (sem nunca esquecer os nossos Celavisenses), amigos, conterrâneos, sócios e demais pessoas, incluindo dos concelhos vizinhos, a estarem presentes neste espectáculo, que se espera preencher o serão até às 24h. No final experimentaremos todos imitar os bailes antigos, bem à moda beirã, formando uma roda bem grande para bailar o Fado, tocado, cantado e mandado!
   No dia 30 esperamos por vós...  

Sem outro assunto de momento e com os mais respeitados cumprimentos, subscrevemo-nos atenciosamente,
Pl'A direcção do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa
Fábio André Luís


2 comentários:

Anabela Jardim disse...

Ficoimaginando como as portuguesas que viveram aqui no Brasil nos tempos da colônia conseguiam vestir esses trajes no verão ...

Anónimo disse...

Querida amiga
Obrigada pelo seu apoio. Pois como eu sempre digo.
Com a sua presença,
Eu posso ir sempre mais além,
mas com sua ausência,
eu não serei ninguém.
Tem um selinho para você no meu cantinho
Que eu fiz com muito carinho.
Pode ir lá pegar se desejar.
Abraço muito Amigo
Maria Alice