terça-feira, 12 de julho de 2011

Coja

Ao chegar a Coja, o veraniante tem logo a sensação de se encontrar numa localidade bastante antiga pois muitos são os edifícios solarengos, alguns deles com capela anexa,  que aparecem aos nossos olhos.


Para além dessas construções existem outros pontos de interesse na vila como são os casos das várias capelas ali existentes,  da Igreja Matriz, do  pelourinho manuelino situado na  praça Dr. Alberto Vale, a ponte sobre o rio Alva, ...
Numa pequena colina ergueu-se, em tempos, um castelo  restando somente  uma pequena parcela das suas muralhas. Pertenceu a D. Teresa e, mais tarde, passou para a posse do Bispo de Coimbra. Próximo do castelo situava-se também o Palácio Episcopal e a capela. Destes resta apenas esta última (Capela de S. Pedro).
Coja foi sede de concelho desde 1260 e recebeu foral de D. Manuel em 1514. Em 1853 o concelho de Coja foi extinto e integrado no concelho de Arganil. 
A partir de então, a vila perde grande parte da sua importância na região bem como património cultural. Mesmo assim, continua a ser uma das mais bonitas localidades do concelho merecedora duma visita demorada.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



6 comentários:

Artes e escritas disse...

É um prazer ler a história e ver as imagens relativas a essa história. Um abraço, Yayá.

Idanhense sonhadora disse...

Olá Lourdes , Coja é mesmo muito bonita ...Tive ,na escola onde leccionei , uma colega que lá tem casa e que me dizia ser junto ao rio .Deve ,pois ser uma das que vejo na sua foto .Mesmo lindo !!
Beijinhos
Quina

alfacinha disse...

Tem de notar o nome deste sítio esplêndido para a próxima volta para Portugal

Campista selvagem disse...

Lindo, como tem um parque de campismo da federação já conheço relativamente bem a zona, já na altura do rali de Portugal em Arganil ficava por aí.
o rio é um pouco perigoso devido ao lodo acumuladas nas pedras.
No entanto tambem eu recomendo.

Maria Alice Cerqueira disse...

la querida amiga
Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
No final paginas das poesias esta escrito
VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
Desde já lhe agradeço de coração.
Tudo do melhor para você.
Abraço amigo
Maria Alice

Lindalva disse...

Boa noite Lourdes amei teu blog, só não segui porque a gadget seguidores tá em branco depois volto para seguir. Olá sou a Lindalva da Ilha e administradora do Ostra da Poesia e teu voto foi computado com sucesso no Pena de Ouro. beijos