Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Coja




O nosso país e fértil em lendas e em cada região   encontramos algumas bem bonitas e originais mas,  todas elas com carácter mítico.
 Hoje, vou partilhar uma que achei interessante por estar ligada  à denominação de "Princesa do Alva" dada à bela vila de Coja e    que me foi transmitida pelo amigo João Tavares, natural desta localidade . 


"A Princesa do Alva..."Reza a lenda que, em tempos, um Rei e uma Rainha, ainda jovens, partiram do palácio onde viviam para iniciarem uma viagem pelo reino.Quando chegaram a Côja, ao depararem-se com as águas cristalinas do rio Alva e as suas verdejantes margens, repletas de salgueiros e amieiros, os reis ficaram profundamente encantados. Face a este deslumbramento pelas inúmeras belezas naturais, decidiram ficar nesta localidade durante algum tempo. Mandaram então erguer um castelo para que se pudessem instalar e desfrutar de tudo aquilo que os seus olhos não se cansavam de contemplar.Aqui se mantiveram, gozando de uma enorme felicidade, até que um dia as suas vidas tornaram-se ainda mais felizes, ao serem abençoados com o nascimento de uma linda menina. A princesinha foi crescendo, e, certo dia, os pais começaram a levá-la ao rio, no fundo do vale. No percurso, e mesmo no belo areal que o rio possuía, a menina ia sempre calçadinha, com uns finos sapatinhos. Ao chegar perto do rio, a princesa descalçava-se, molhava os pés, e tomava o seu banho, após o qual regressava ao castelo já calçada.Este hábito prolongou-se durante bastante tempo, facto pelo qual a praia ficou conhecida por “calçadinha”. A princesa aqui viveu toda a sua vida, sendo sempre muito estimada por toda a população.Foi assim que ficou eternamente conhecida “Côja -Princesa do Alva”.

Foto: Paulo Dinis


 Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



4 comentários:

Artes e escritas disse...

Uma lenda de encanto e beleza. Obrigada por partilhar. Um abraço, Yayá.

alfacinha disse...

Que linda lenda e imagem lindíssima de Coja
cumprimentos

Idanhense sonhadora disse...

Lourdes , Coja é mesmo muito bonita ...Tinha ,na escola , uma colega que tem lá casa junto ao rio ; estava sempre a correr para lá e tinha ,creio que continua a ter , razão.
Beijo
Quina

Idanhense sonhadora disse...

Lourdes ,creio que já tinha falado da nossa colega que está ligada a Coja ...Esta cabeça está a precisar de férias ...
Beijo
Quina