Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Porque é fim de semana: União de Freguesias de Almofala e Escarigo 2

Porque é fim de semana, vamos continuar a  descobrir as povoações das freguesias   do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e  vamos para a União de Freguesias de Almofala e Escarigo, para conhecer um pouco da antiga freguesia de Escarigo.




Escarigo é a outra antiga freguesia  que,  em conjunto com Almofala, formou a União das Freguesias de Almofala e Escarigo, após uma Reforma Administrativa Nacional.
Situa-se junto à fronteira com Espanha, na margem esquerda da Ribeira de Tourões.
Esta aldeia tem fundação bastante antiga, com vestígios castrejos e romanos.


  
O seu  topónimo que deve ser proveniente de um nome pessoal Hispano-Visigótico “ASCARIUS” que se usou até finais do Século XI no noroeste peninsular.
Durante a Guerra da Restauração (1640 – 1668), o povoado foi completamente arrasado, ficando apenas intacta a Igreja Matriz, por razões compreensíveis, (o cristianismo de ambas as partes em conflito), mais precisamente, em 17 de Outubro de 1642.


O orago desta povoação é São Miguel.
A Igreja Matriz aparece mencionada já em 1395. 
Tem aspecto  exterior de fortaleza, com  estilo românico-gótico. 
Com planta longitudinal, tem nave única, sacristia e uma imponente torre sineira. Como características particulares destaca-se o tecto da capela-mor; os retábulos e o púlpito com talha dourada e policromada.
O templo foi sujeito a obras de ampliação ao longo dos tempos, com é disso exemplo o alpendre, de construção posterior, protegendo a porta lateral.
Foi classificada como Imóvel de Interesse Público a 12 de setembro de 1978.
Para além da Igreja Matriz, existem ainda outros templos na povoação, como são os casos de:

- Capela do Senhor Santo Cristo


- Capela de S. Sebastião

- Capela de S. Simão  

Outro Património de interesse em Escarigo:

- Albergaria


Este edifício da época medieval, serviu de pousada aos necessitados e aos peregrinos que, vindos de Castela se dirigiam para Santiago de Compostela na Galiza. A porta e a janela deste edifício mostram características quinhentistas.

- Cruzeiro


Monumento que perpetua a memória da invasão castelhana em 17 de outubro de 1642. Escarigo foi a povoação que primeiro sentiu os efeitos da destruidora investida do exército espanhol.

- Fonte Gótica


Esta fonte data do século XV.

- Nicho Manuelino


Localiza-se na esquina da fachada duma casa de habitação e assinala um dos Caminhos de Santiago.


Fonte da Internet


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: