Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Castelo de Porto de Mós


Num dia ventoso e chuvoso, rumámos a Porto de Mós para fazermos uma visita, anteriormente  agendada, ao seu Castelo.


No alto duma colina, localiza-se este castelo construído no local duma antiga fortificação defensiva romana, da qual se encontraram alguns vestígios.


D. Afonso Henriques, auxiliado por D. Fuas Roupinho, conquistou  Porto de Mós aos Mouros, tornando este último alcaide do castelo, que viria a desempenhar um papel importante  na reconquista cristã.
D. Sancho I mandou fazer melhorias no Castelo e, mais tarde, D. Dinis ordenou novas obras de beneficiação e adaptação a palácio, que ofereceu juntamente com a vila e suas terras, à rainha D. Isabel.



Durante as lutas pela Independência, o  castelo albergou as tropas de D. João I e de D. Nuno Álvares Pereira, nos dias que antecederam a Batalha de Aljubarrota.
Como agradecimento pela ajuda prestada durante esta guerra, D. João I doou a vila, o castelo  e seus domínios ao Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Mais tarde, foram deixados em testamento à sua filha e genro, os primeiros duques de Bragança.
Em meados do século XV, D. Afonso, neto de D. Nuno Álvares Pereira,  mandou executar novas melhorias  no castelo, transformando uma parte,  num solar que passou a ser a sua residência.



Os seus descendentes continuaram  os melhoramentos,  até que, em 1755, o terramoto viria a destruir grande parte  do castelo.
Os anos passaram e, em  1936, iniciaram-se as primeiras obras de reconstrução, que continuaram até ao passado mês de Abril. 










Obrigada pela sua presença. Volte sempre!










Sem comentários: