Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Porque é fim de semana: Eirado

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta de mais algumas  localidades portuguesas do concelho de  Aguiar da Beira e seguimos para a freguesia de Eirado.


Localizada na parte leste do concelho, a cerca de 8 km da sede concelhia, esta freguesia é composta pelas anexas de Antela, Ancinho, Barranha e Carregais. 
A povoação de Eirado pertenceu ao concelho de Aguiar da Beira e ao Bispado de Viseu. Foi anexada ao concelho de Trancoso em 1896 e voltou a pertencer ao de  Aguiar da Beira a partir de 1898.


No centro da povoação, existe uma curiosidade relacionada com o seu topónimo. Na esquina duma das suas casas existe uma cara esculpida que diz-se na aldeia ser o "eirado".
A padroeira desta localidade é Nossa Senhora da Conceição, presente numa escultura na fachada da Igreja  Matriz. 
No interior destaca-se o retábulo-mor de estilo híbrido.


Para além da Igreja Matriz, existem ainda outro património relevante:
-  Capela de Nossa Senhora do Amparo.
De arquitectura barroca, destaca-se a ornamentação da fachada principal e as janelas que ladeiam o portal que possuem moldura em "ferronerie", encimadas por cornijas contracurvadas. 
Destaca-se ainda um retábulo integrado num nicho com dupla arquivolta, uma delas com vestígios de policromia de marmoreados fingidos.


- Capela da Nossa Senhora do Castelinho
Esta capelinha, localizada nos arredores da povoação,  data do século XVIII.  No exterior, destacam-se a abóbada e o alpendre e no interior  uma imagem do Senhor esculpida na própria pedra.


- Penedo da Sela
- Penedo do Frade
- Penedo da Moira 
- Cruzeiro... 


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: