Powered By Blogger

sábado, 1 de dezembro de 2018

Porque é fim de semana: Carapito

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta de mais algumas  localidades portuguesas do município de  Aguiar da Beira e vamos para a freguesia de Carapito.


Não se conhecendo a origem da ocupação humana na região, sabe-se que remonta, pelo menos, até ao IV milénio A. C., como comprova  o Dólmen de Carapito , um dos maiores da Península Ibérica.
Nos terrenos desta freguesia, com o ponto mais alto  na serra do Pisco, também conhecida por serra de Almançor, existem vestígios de um castelo ligado ao general mouro Almançor e que se pensa ter sido um castro,  onde se terá fundado a povoação inicial.
Em meados do século XII, já existia no local actual, a nova povoação. Tal como consta nas Inquirições de D. Afonso III de 1258, Carapito é referido como concelho, pertencendo a cavaleiros (villa de Carapito est de militibus), sendo servida por juízes régios,  o que nos leva a concluir que, ainda não ter recebido Carta  de Foral, já beneficiava  de privilégios comuns aos de um município.
O foral foi-lhe concedido por D. Manuel I, em 1514 e o concelho apenas foi extinto pela Reforma Administrativa Nacional de 1836, sendo  integrado no de Aguiar da Beira. 


O orago da povoação é Nossa Senhora da Purificação.
A Igreja Matriz encontra-se  no centro da aldeia.   
Construída na época medieval, sofreu obras remodelações ao longo dos tempos. 
No interior possui um valioso património religioso.
Na localidade, existe ainda outro  património religioso.
-  Capela de São Sebastião

- Capela de Santo António

- Capela de Santa Cruz

- Capela de Nossa Senhora do Rosário


Carapito possui outro património importante, espalhado por toda a freguesia.

- Pelourinho



Pelourinho em granito, construído no séc. XVI, situado no largo principal da aldeia, junto à igreja matriz. 
De estilo Manuelino, relativamente bem conservado, é considerado um dos mais belos da região, caracterizando-se por um remate em gaiola estilizada.
-  Dólmen de Carapito



Também conhecido por Casa da Moura, faz parte dum grupo  de  sepulcros megalíticos  que compõem o núcleo das Entre-Águas.

- Castro
Na Serra do Pisco, encontram-se  as ruínas de um antigo povoado que terá sido  o antigo Carapito.

- Aqueduto 
Encontram-se na região ruínas de um aqueduto de transporte de água.

- Solares 



Espalhados aldeia, encontram-se algumas casas senhoriais de famílias nobres dos quais  destaco o Solar dos Pêgos, o Solar dos Beltrões e o Solar dos Freire de Andrade.






Obrigada pela sua presença. Volte sempre!





Sem comentários: