sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Porque é fim de semana: Vinhó

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta das localidades do concelho de Gouveia e seguimos para Vinhó, que após a reforma administrativa nacional de 2013, passou a integrar a União das Freguesias de Moimenta da Serra e Vinhó.



A aldeia teve foral de D. Afonso III, em 1256 e era couto limitado por padrões,  coutado por D. Afonso Henriques, tal como aparecia mencionada nas inquirições de 1258.
Em 1567Francisco de Sousa ( fidalgo da casa real) e sua mulher, D. Antónia de Teive, fundaram no espaço da quinta que possuíam nesta localidade, um Convento de religiosas clarissas. 
De entre todas, ficou célebre a freira “Tia Baptista” conhecida pelos seus dotes milagrosos e pelo boneco conhecido como Menino Jesus da Tia Baptista.
Depois da extinção das ordens religiosas, o templo conventual passou a ser utilizado como igreja paroquial.


A sua padroeira é Nossa Senhora da Assunção. 
A Igreja Matriz, que fazia parte do Convento da Madre de Deus,  é composta pelo corpo da igreja e capela-mor. Adossadas tem  a torre sineira, uma capela lateral e a sacristia.
Numa das laterais, destaca-se um bonito portal, por onde entravam das freiras e, sobre ele, a pedra de armas dos fundadores. 
O interior tem uma só nave  e tecto é forrado a madeira, com quarenta e cinco pinturas a óleo encaixilhados em talha dourada.  
O arco triunfal, o altar-mor e os laterais são também em talha dourada, tendo alguns, em fundo , pinturas do século XVII.
Destaca-se ainda nesta igreja, a capela do Menino Jesus da Tia Baptista, qua ali se encontra sepultada.
O templo alberga também o túmulo dos fundadores que lhe deixaram   com todos os seus bens. 

Em Vinhó existem mais algumas capelas espalhadas pela aldeia.
- Capela de S. João Baptista



- Capela de  S. Pedro



- Capela de São Lourenço



Capela de planta longitudinal com um espaço único, construída entre o século XVI e o século XVII e reconstruída no século XX

- Capela  do Imaculado Coração de Maria

- Monumentos a Nossa Senhora de Assunção e a Nossa Senhora de Fátima



Do património não religioso, enfatizo:

- Sepulturas medievais

- Fonte de Santa Clara

- Solar e Brasão dos Botto Machado



Casa senhorial construída na segunda metade do século XVIII pela família Boto Machado. O destaque deste edifício vai para o brasão, num local elevado da fachada principal. 

Obrigada pela sua presença. Volte sempre.



Sem comentários: