terça-feira, 1 de abril de 2014

Tajine de Vaca

Tajine é uma espécie de tacho de barro com um formato característico, usado na cozinha árabe. É numa peça destas, que se cozinham  muitos pratos da gastronomia marroquina.

Ingredientes
600g de carne de vaca para estufar
Azeite
Uma cebola, cortada fininha
Um molho de coentros frescos
Uma lata de grão de bico
400g de tomate cortado 
800ml de caldo de legumes
Uma abóbora pequena, cortada aos quadrados
100g de passas Heritage
Duas colheres de sopa de raspas de amêndoa tostadas

Para o molho picante
Sal
 Pimenta preta em grão
  Uma colher de sopa de mix de especiarias
  Uma colher de sopa de cominho em pó
  Uma colher de sopa de canela
Uma colher de sopa de gengire
Uma colher de sopa de Paprika
Preparação
Misturar todos os ingredientes para o preparado picante numa tigela pequena. Numa tigela maior, colocar a carne e massajá-la com o preparado criado. Envolver com película aderente e deixar umas horas no frigorífico para que a carne absorva todos os sabores do preparado. O ideal seria deixar a carne no frio durante a noite.
Quando estiver tudo a postos para começar a cozinhar, forrar a panela ou caçarola com uma dose generosa de azeite e deixar que a carne frite em lume brando durante uns 5 minutos. Adicionar a cebola cortada e os talos dos coentros e deixar cozinhar durante mais uns 5 minutos.
Acrescentar o grão e o tomate cortado à carne cozinhada, e adicionar 400ml do caldo de legumes. Misturar bem e deixar ferver. Tapar, baixar o lume e deixar cozinhar nesse caldo durante hora e meia.
Após a cozedura, adicionar a abóbora, as passas e o restante caldo de legumes. Mexer bem e voltar a tapar, deixando cozinhar por mais uma hora e meia. É importante ir verificando o cozinhado para não deixar que fique muito seco.
A esta altura a carne deverá estar terna e com uma boa consistência. É a altura ideal para provar e para adicionar um pouco de sal, caso seja necessário. Terminar com as folhas de coentros e as amêndoas e servir de imediato. O ideal seria acompanhar com uma boa tigela de couscous. 
 http://thesinglegourmetandtraveller.files.wordpress.com/2011/10/img_2032.jpg

Fonte:Receita e fotos da net

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: