Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Porque é Fim de Semana: Vila Cova do Alva

Vamos partir à descoberta de mais uma freguesia da serra do Açor, ainda dentro do concelho de Arganil e vamos diretamente para Vila Cova do Alva.
Para além  de Vila Cova de Alva, da freguesia faziam também parte as aldeias de  Casal de São João e Vinhó mas, este ano, no âmbito da reforma administrativa nacional, passou a integrar também a extinta freguesia de Anseriz, formando a União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anseriz.
Esta localidade denominava-se inicialmente  Vila Cova de Sub-Avô e, só em 25 de Julho de 1924,  passou a designar-se por Vila Cova do Alva. Situa-se na margem esquerda do rio Alva, a 19km da sede de concelho, Arganil. Foi vila e sede de concelho até 1836, com priorado, sendo donatários os bispos de Coimbra e condes de Arganil e guarda, até aos dias de hoje, edifícios religiosos e solarengos testemunhos dum passado influente na região.
Caminhando pela aldeia, podemos apreciar alguns destes monumentos  como são os casos do   Solar dos Condes da Guarda, o Solar Abreu Mesquita, o edifício dos Osórios Cabrais, a rua Quinhentista, o Pelourinho do Século XVI, a igreja matriz, igreja da Misericórdia, igreja do convento de Santo António,...

Vila Cova do Alva photo VCova-1.jpg

A paisagem envolvente  da aldeia convida a caminhadas e merece uma observação atenta. Ao fundo da povoação, o rio oferece aos turistas a beleza das suas margens as suas águas frescas e límpidas.


 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: