segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Festas Regionais





O Verão é a época de festas regionais que se realizam por todo o lado, de Norte a Sul do país.
Todos os anos logo que começa esta estação, costumo fazer a divulgação de algumas das festas da minha região mas, com a viagem que fiz nos últimos dias de Julho e já a caminho da aldeia, não o pude fazer. Assim, vou deixar agendada a divulgação de algumas delas que irão ser publicadas durante os próximos dias.
Em todas elas a animação está garantida com conjuntos mais ou menos populares , concursos e torneios. As bebidas frescas e os petiscos não vão faltar. Os tradicionais leilões e sorteios garantirão o êxito financeiro para realização de melhoramentos em cada uma das aldeias.

O mês de Agosto, sendo aquele em que a maior parte dos portugueses gozam as suas férias, é o privilegiado com o maior número de festas e romarias, o que leva a que, na minha freguesia, várias aldeias tenham as suas festas sobrepostas. Por essa razão, a tradição de as aldeias se despovoarem para irem à festa das aldeias vizinhas caiu em desuso e, cada vez mais  se fazem com "a prata da casa".
As minhas sugestões para os fins de semana de Agosto são para uma passagem por alguma festa ou romaria, em qualquer das inúmeras aldeias  em festa no nosso país.

BOAS FÉRIAS!




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

2 comentários:

Osvaldo disse...

Olá Lourdes;

Como sempre a promover as tradições do nosso belo país.

As Festas e Romarias, são sempre bem apreciadas pelas populações e em especial pelos emigrantes que saudosos em visita à terra que os viu nascer, procuram refugiar nessa alegria algumas amarguras da que a vida vai causando.

bjs, Lourdes.
Osvaldo

Dulce disse...

Lourdes, que bom te-la de volta e, como sempre, ajudando a preservar os costumes e as tradições de sua terra, de sua gente.
Sinto muita pena por estar tão longe e não poder participar de festas como essas que por ai acontecem... Sinto mesmo, viu?
Beijos, amiga e bom retorno.