Powered By Blogger

domingo, 24 de maio de 2009

Viagem a Lourdes: Ciudad Rodrigo

As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros.
(Montesquieu)


§§§§§------§§§§§


Tal como prometi ontem, vou iniciar uma série de postagens acerca da Peregrinação Militar a Lourdes, em que participei.
Partimos numa manhã de clima um pouco incerto, mas com a indicação de que na região de Lourdes o tempo iria estar chuvoso e bastante frio. Percorremos o caminho que nos separava de Espanha sem chuva e em ambiente de boa disposição, tentando travar conhecimento com os outros participantes na viagem.
Ao passar a fronteira, não foram as antigas instalações alfandegárias, não nos aperceberíamos de que acabávamos de sair do nosso país e estávamos já em terras de nuestros hermanos.
Por momentos, lembrei-me doutros tempos e doutras viagens feitas no passado. Na altura, tentávamos esconder dos guardas fronteiriços algumas compras que fazíamos enquanto uns faziam de conta que não viam e outros moviam autênticas perseguições aos contrabandistas.
Lembrei-me também de todos aqueles que, em busca de melhores condições de vida, emigravam e passavam a salto a fronteira, sabe Deus em que condições.
Continuando à viagem, chegámos a Ciudad Rodrigo à hora do almoço. Atravessámos o rio Águeda e parámos junto à zona histórica da cidade.




- Cidade Rodrigo: Castelo e Catedral-


O almoço foi-nos servido num excelente hotel, situado no interior das muralhas do castelo Henrique II, situado numa escarpa de onde podíamos usufruir duma excelente panorâmica sobre a região envolvente.




- A Catedral de Santa Maria -


Já com o estômago aconchegado, ainda pudémos apreciar o exterior da Catedral de Santa Maria, um magnífico templo construído entre os anos de 1165 e 1550 e algumas fachadas muito bem conservadas, de antigas habitações.
Saímos do castelo, atravessando uma das portas da sua bonita muralha medieval, em direcção à camioneta que nos conduziria à próxima paragem.
Ficou então para trás, uma bonita e bem cuidada cidade, onde o seu património se encontra muito bem preservado.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.









2 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourde

Boas fotos, narrativa gostosa de se ler... Foi como se estivesse nessa viagem.
Volto amanhã para continuar com vocês pelos caminhos que levam a Lourdes.
beijinho

Mourinha disse...

Olá D.Lourdes!!
Já à tempo que esperava por si para nos contar a sua história da viagem.
Todos os dias aqui vinha espreitar mas não havia novidades suas. Fiquei muito contente quando ontem aqui cheguei e vi que já nos tinha presenteado com mais um post!
Aproveite agora que pode e tem disponibilidade para passear e ver aquilo que ainda não viu, pois parece me que a D. Lourdes já fez a sua parte no que toca à vida activa de trabalho!
Um beijinho muito grande e obrigada pela sua visitinha!!