Powered By Blogger

domingo, 31 de maio de 2009

Nossa Senhora das Necessidades


O crente transcende a verdade da sua própria inteligência.
(São Tomás de Aquino)



§§§§§------§§§§§



Não, não fiquei em Valladolid. O meu computador é que me pregou uma partida e teve que ir fazer uma visitinha à loja da esquina, para o porem na ordem... Agora penso estar tudo bem com ele e antes de continuar a descrição da peregrinação que fiz a Nª Sª de Lourdes, vou escrever sobre uma festa que se realizou hoje, também em honra da Virgem, num local emblemático da serra do Açor, o cabeço do Colcurinho.
Diz-se que há muitos anos atrás N. Sª das Preces apareceu a uns pastorinhos nesse local situado a uma altitude de 1242 metros. Não há registos escritos sobre este assunto que nos possam dar uma certeza de como tal aconteceu, mas sabe-se que no monte do Colcurinho existiu uma pequena capela onde era difícil chegar e que por falta de manutenção, acabou por ruir. Conta-se também que, a imagem foi mudada para vários locais onde os acessos facilitassem a presença dos crentes, fixando-se finalmente no Vale de Maceira, onde foi construído um grandioso santuário.

No entanto, no Monte do Colcurinho, no local onde se consta se ter dado o aparecimento, foi erguida uma nova capelinha muito simples em louvor à Virgem, mas tendo agora o nome de Nª Sª das Necessidades. É também conhecida na região por Nª Sª do Cabeço, ou por Nª Sª do Colcurinho.
Foi neste local que hoje se homenageou a Virgem.
As pessoas das redondezas têm por hábito deslocarem-se para o cabeço do Colcurinho. Ali fazem as suas rezas, as suas promessas ou agradecem alguma vontade satisfeita.
No local pode desfrutar-se do ar puro da serra e duma paisagem de rara beleza. A panorâmica sobre as três Beiras é grandiosa. Muitos crentes levam o farnel, para após as cerimónias religiosas satisfazerem o apetite, que os bons ares despertam, em confraternização com os seus conterrâneos e com os naturais das povoações vizinhas.
Este ano não pude ali estar, mas não esqueço neste dia, os maravilhosos momentos que ali já vivi.




- Grupo de sobralmagrenses no cruzeiro junto à capelinha
de Nª Sª das Necessidades, há muitos anos atrás-

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

2 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Vim dar-lhe as boas vindas e dizer que estavamos sentindo sua falta.
Bom regresso, amiga.
beijinhos

Anónimo disse...

O Monte do colcurinho é um monte maravilhoso para nós crentes o mais importante é a virgem Nossa Senhora mas não à duvida que é um mirador espectacular está na Freguesia de Aldeia das Dez mas não à duvida que é no cimo deste monte que dividem geograficamente três concelhos Oliveira do Hospital--Seia--Arganil

VOZ DO GOULINHO