Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Localidades Homónimas: Outeiro

Percorrendo o nosso país encontramos , frequentemente, localidades com o mesmo topónimo. É o que acontece, por exemplo, com a designação Outeiro.



No distrito de Coimbra existe uma aldeia abençoada por Nossa Senhora da Rocha, que pertence à freguesia e concelho de Góis.



Mais para Norte, em pleno parque da Peneda Gerês, existe uma outra aldeia, que actualmente tem o mesmo topónimo. No entanto, nem sempre foi assim. Até à actualidade, chamou-se Parada do Gerês,  São Tomé de Parada e  Parada do Outeiro.
Tem por orago São Tomé e é  sede duma freguesia do concelho de Montalegre e distrito de Vila Real.
Finalmente, na zona fronteiriça, outra povoação com o nome Outeiro, outrora designada por Outeiro de Miranda, que foi vila e sede de concelho, entre 1514 e 1853.
Actualmente, é sede duma freguesia do concelho e distrito de  Bragança. 
Tem como curiosidade, ser a única aldeia que tem uma Basílica, É um edifício monumental, de finais do século XVII, em honra do Santo Cristo.  


Seguindo agora mais para Sul, vamos encontrar a aldeia do Outeiro, na freguesia de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz. 
Na estrada que liga esta aldeia a Barrada, pode ser observado o Menir do Outeiro, um monumento megalítico de grandes dimensões, descoberto em 1969, mas que deve datar do início do 4º - meados do 3º milénio antes de Cristo.

Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: