Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Porque é fim de semana: União de Freguesias de Junça e Naves

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta das  localidades portuguesas do concelho de  Almeida,  indo para a União de Freguesias de Junça e Naves.
Vamos hoje conhecer um pouco da aldeia de Junça.



Junça  é uma antiga freguesia   extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional. Foi  agregada à freguesia de Naves, também ela extinta na mesma época.
Situada junto ao rio Coa e a 7 km da sede do concelho, foi termo da vila de Almeida, cujo prior apresentava o pároco de Santa Maria Madalena de Junça. Esteve ligada à Casa do Infantado.


Próximo da aldeia  existe a Capela de Nossa Senhora do Mosteiro,  que pertencia  a um convento da Ordem dos Templários, cuja origem é contemporânea da fundação da Nacionalidade. Dele resta somente a Capela mandada reconstruir por  D. João II,  que lhe  colocou as armas de Portugal sobre a cruz de Avis, perdendo o edifício os vestígios da sua antiguidade.


O orago desta povoação é Santa Maria Madalena.
A Igreja Matriz setecentista é composta por nave única, capela-mor, torre sineira, sacristia e sala anexa, de características chãs. A fachada, de traços simples e em granito, possui torre sineira dupla, porta de madeira e janela rectangular. No interior destaca-se o revestimento da nave e da capela-mor por sanca azulejar de fabrico contemporâneo, a simular o modelo de azulejaria do século XVII.


Do património religioso de Junça faz também parte a Capela de Santa Rita localizada num sítio isolado e erigida sobre maciço rochoso granítico. Esta capela setecentista, construída em granito, é composta por nave única e capela-mor. O retábulo é recente e comporta elementos decorativos barrocos e neoclássicos.
Outro património de destaque já fora da aldeia, mas no território da freguesia, são:
- Lagar escavado na rocha no sítio da N. Sr.ª do Mosteiro, do Período Romano.
- Sepulturas Antropomórficas cavadas na rocha junto ao Rio Côa.




Fonte e fotos da Net



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: