Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Soito da Ruiva não Pára

O mês de Agosto decorre em ambiente de grande alegria e animação na serra do Açor . De entre as várias festas que se realizaram durante o fim de semana, destaco a do Soito da Ruiva, onde me desloquei para assistir à cerimónia de inauguração da sua Casa de Cultura e dum troço de estrada que dá acesso à parte inferior da aldeia. Presentes, para além de muitos habitantes desta povoação, estiveram o Senhores Presidentes da Câmara Municipal de Arganil, da Junta de Freguesia de Pomares, da Junta de Freguesia da Cova da Piedade (terra de acolhimento da maiora dos soitarruivenses), imprensa regional, representações da Casa da Comarca de Arganil, Sociedade de Melhoramentos de Pomares , Comissões e Ligas de Melhoramentos da região e, muitos, muitos amigos.
A boa gente  do Soito da Ruiva sabe receber como ninguém quem os visita, fazendo com que todos se sintam na sua própria terra. Foi em ambiente familiar que percorremos o novo troço de estrada que serve a povoação  e nos dirigimos à Casa de Cultura (antigo edifício escolar) para proceder à sua inauguração.  Seguiu-se uma pequena cerimónia onde a Presidente da Comissão de Melhoramentos do Soito da Ruiva, agradeceu a presença de todos  e falou sobre a importância dos melhoramentos inaugurados, Ao mesmo tempo  era feita uma projecção fotográfica  sobre a história da antiga Escola destruída por um dos incêndios que assolaram a aldeia, hoje transformada em Casa de Cultura.
Usaram também da palavra os Senhores Presidentes da Junta de Freguesia de Pomares e da Cova da Piedade, o Senhor  Presidente do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva e o senhor Presidente da Câmara Municipal de Arganil que encerrou a sessão.
Finalmente, visitámos uma pequena exposição de trabalhos e material escolar de antigos alunos da Escola , após a qual todos se dirigiram ao Largo do Bacelo, onde foi servido um excelente lanche.
Desta tarde, ficam algumas fotos  para memória futura.

Soito da Ruiva





 
Soito da Ruiva

 
Soito da Ruiva

 
Soito da Ruiva


Soito da Ruiva



 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






6 comentários:

Artes e escritas disse...

Os bons momentos ficam para olharmos mais uma vez. Um abraço, Yayá.

alfacinha disse...

A mais útil tarefa dos governantes melhorar o futuro.
cumprimentos

Anabela Jardim disse...

Esta localidade fica próxima à fronteira com a Espanha?

Maria Rodrigues disse...

Amiga uma comemoração é sempre sinónimo de confraternização e alegria.
Passei para lhe desejar uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Lindalva disse...

E que belos momentos quisera eu poder ai está... E falando nisso... amiga chego dia 3 em Lisboa para as minha propaladas e merecidas férias, farei uma festinha virtual de despedida e conto com tua presença, passa na Ilha e pega o convite, do encontro real que possamos nos abraçar, mas ainda não aprumamos uma data, a nivel de norte o encontro está bem encaminhado, mas em Lisboa ainda não, temos ai uns dias pela frente ok? qualquer coisa me passa teu telelé que assim que chegar em Lisboa passo um fio ou vamos nos comunicando pela net mesmo.
Beijos no coração e um final de semana de luz!

Unknown disse...

E ficam as fotos para mais tarde recordar!

Beijinho, Lourdes!

Ana Martins