Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Porque é fim de semana: União das Freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia 1

Porque é fim de semana,  continuamos a  descobrir mais algumas povoações   do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e vamos conhecer as povoações que formam a União das Freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia, começando em Freixeda do Torrão.




Situada a 5 Km da sede concelhia , num vale da Serra da Marofa, Freixeda do Torrão foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional.
Desconhece-se a origem do povoamento nesta  localidade, mas pensa-se que  a região foi habitada por povos pré-históricos.
Da ocupação romana, existe uma ponte  que atesta a permanência deste povo na região.


O primeiro documento em aparece uma  referência a esta povoação data de 1190, onde é mencionada a "Granja da Fonte do Canto", no lugar de Freixeda do Torrão.

Da Guerra da Restauração  podiam-se observar até há bem pouco tempo, ruínas de um antigo forte, outrora designado por "Reduto", e que serviria para defender a urbe dos ataques espanhóis.

A padroeira de Freixeda do Torrão é Nossa Senhora dos Anjos. 


A Igreja Matriz é bastante antiga e
 foi construída em data anterior a  1395. Sofreu um  grande incêndio, que a destruiu parcialmente em Agosto de 1908, tendo sido restaurada em 1912. 
Tem  planta  longitudinal com  uma nave de cinco tramos, capela-mor de construção seiscentista,  sacristia e capela lateral adossadas. 
A fachada principal em frontão truncado por sineira dupla, com acesso pela zona posterior sobre as coberturas criando um vão, sendo rasgada por portal em arco de volta perfeita (do século XV).
No interior, destaca-se  uma capela manuelina (Capela de Nosso Senhor dos Passos), que foi originalmente construída no Solar dos Metelos. 

Existem ainda  três Capelas na povoação. São elas:
- Capela de São João  


- Capela de Santa Ana

Capela de Nossa Senhora de Lourdes


Do património de Freixeda do Torrão há ainda a destacar a Torre e o  Solar dos Metelos, uma torre residencial de granito datada do século XV, constituída por uma planta quadrada com balcões assentes em cachorros. 
As obras que posteriormente tiveram lugar estabeleceram ligação ao solar anexo, construído no séc. XVII

Resultado de imagem para Torre dos Metelos Freixeda do torrão

Fonte e fotos da Internet


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: