Vamos cantar as janeiras?
Esta é uma tradição bem portuguesa. Entre o Natal e os Reis, as pessoas, em especial das aldeias, saem à noite e percorrem a sua povoação, cantando algumas quadras a desejar um bom ano aos seus habitantes. Páram em todas as casas, esperando que o dono lhes abra a porta e lhes dê qualquer coisa de comer ou beber.
Em alguns casos o cantar das janeiras é acompanhado pelo toque de diversos instrumentos. A letra das quadras que entoam diverge de região para região, mas o espírito é o mesmo.
Zeca Afonso escreveu uma canção, a que chamou Natal dos Simples, que imortalizou gravando-a em disco. Não sendo antiga, mantém a raíz popular desta tradição.
NATAL DOS SIMPLESVamos cantar as janeirasVamos cantar as janeirasPor esses quintais adentro vamosÀs raparigas solteirasVamos cantar orvalhadasVamos cantar orvalhadasPor esses quintais adentro vamosÀs raparigas casadasVira o vento e muda a sorteVira o vento e muda a sortePor aqueles olivais perdidosFoi-se embora o vento norteMuita neve cai na serraMuita neve cai na serraSó se lembra dos caminhos velhosQuem tem saudades da terraQuem tem a candeia acesaQuem tem a candeia acesaRabanadas pão e vinho novoMatava a fome à pobrezaJá nos cansa esta lonjuraJá nos cansa esta lonjuraSó se lembra dos caminhos velhosQuem anda à noite à ventura
O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva tem vindo a cantar as janeiras em vários locais do concelho de Almada. No próximo dia 8 estará às 21 h no Solar dos Zagalos, na Sobreda, onde encerrará o cantar das Janeiras da última quadra natalícia.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
2 comentários:
Que bonito Lourdes, é uma tradição já muito antiga mas que por aqui ainda se mantém.
Beijinho e Feliz Ano Novo!
Ana Martins
Como eu gostaria de morar em um lugar onde existissem essas tradições...
Nas cidades estamos tão afastados desse contato simples com a terra e suas histórias.
Beijo
Enviar um comentário