Durante as férias de Verão, é meu costume fazer alguns passeios com a família e amigos, pela serra. Há tempos fiz o percurso entre o Sobral Magro e Fajão que, oportunamente, descrevi aqui neste espaço.
Hoje levo-vos em passeio virtual até Fajão, uma das "Aldeias de Xisto", que muito apreciei quando da minha visita no terreno.
Esta bonita aldeia, sede duma freguesia cheia de lendas e tradições, pertence ao vizinho concelho da Pampilhosa da Serra e está situada num local entre montanhas rochosas, em tudo semelhante a muitas outras aldeias da região. No entanto, tal como aconteceu no Piódão, foi também alvo dum trabalho de recuperação arquitectónica que a tem vindo a evidenciar no que diz respeito ao turismo.
Pertencem a esta freguesia, para além da sede, os seguintes lugares: Açor, Boiças, Camba, Castanheira, Cavaleiros de Baixo, Cavaleiros de Cima, Ceiroco, Ceiroquinho, Covanca, Gralhas, Mata, Ponte Fajão, Porto da Balsa e Vale Pardieiro.
Muito mais poderia escrever sobre esta povoação serrana, mas melhor que isso é deixar-vos o link do site que podem seguir e onde podem ficar a conhecer melhor a história e património de mais esta antiga aldeia da serra do Açor: http://fajao.no.sapo.pt
2 comentários:
Olá amiga Lourdes!
Começamos o ano algo distantes, temos que recuperar :)
Adoro esta aldeias xistosas, com casinhas lindas e simples.
Não conheço esta zona do país, ainda irei visitar, é uma boa proposta!
Obrigada.
beijinhos
Ná
Boa noite, M.Lourdes
Acho interessantíssimas as aldeias de xisto.
Passear por essas paragens é uma verdadeira maravilha.
Dessas que enumeras conheço bem o Piódão.
Ainda bem que estão recuperando essas aldeias pois fazem parte do nosso património cultural.
E que haja alguém, como tu, para o publicitar!
Continuação de boa semana. Beijinhos
Enviar um comentário