Os afectos podem, às vezes, somar-se. Subtrair-se, nunca.
(Pitágoras)
O Dia da Mãe em Portugal comemora-se no próximo Domingo. Já se tornou num lugar comum dizer-se que o Dia da Mãe são todos os dias do ano, mas eu não vou deixar de comemorar essa data com os meus filhos, já que não posso ter a presença física da minha mãe junto de mim.
Hoje andei a pesquisar nos meus livros uma receita dum bolinho para fazer para o próximo Domingo e vou partilhá-la aqui com todos vós.
Bolo do Dia da Mãe
Massa
5 ovos
170 g de açúcar
3 gemas
170 g de farinha
1 colher de café de fermento
manteiga para untar
farinha para polvilhar
Xarope
3dl de água
50 g de açúcar
Sumo de 1 laranja
Recheio
1 lata de leite condensado
6 gemas
Cobertura
400 g de maçapão
Açúcar em pó
Separe as gemas das claras. Numa tigela bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar, pouco a pouco, batendo sempre, até que fiquem bem duras e brilhantes.
Adicione-lhes as gemas e continue a bater até obter uma mistura clara e fofa. Junte-lhe delicadamente a farinha peneirada com o fermento.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Deite-lhe dentro a massa e leve ao forno quente durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto, prepare o xarope:
Leve ao lume a água com o açúcar e o sumo de laranja e deixe ferver. Nessa altura retire do lume e deixe arrefecer.
Corte o bolo ao meio e regue-o com o xarope. Barre uma das metades com 3/4 do recheio, coloque em cima a outra metade do bolo e barre-o com o restante recheio.
Prepare a cobertura. Polvilhe uma superfície com açúcar em pó e estenda o maçapão, deixando-o com uma espessura fina. Cubra o bolo com o maçapão e alise-o com a mão para que fique bem colado.
Decore o bolo com flores a gosto.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
2 comentários:
Os filhos ficarão muito felizes com esse belo bolo !
Vou começar a pensar no meu...
Beijo
Lourdes;
Não poderia deixar de passar por aqui para desejar à Lourdes um maravilhoso dia das Mães, que sempre foram a Fonte da Vida.
E que esse bolo seja a recompensa para os bons filhos.
bjs, Lourdes,
Osvaldo
Enviar um comentário