Porque é fim de semana, continuamos à descoberta das aldeias do concelho de Góis que pertencem à União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal.
Hoje vamos visitar o Colmeal. Esta é uma aldeia bastante antiga. Apesar de não ser possível determinar ao certo a sua origem, existem dados que comprovam a sua existência numa época anterior à fundação de Portugal.
Em 1527, existiam no Colmeal 24 habitantes. Pertenceu durante muitos anos à comarca de Coimbra e em 1560 foi promovida a sede de freguesia.
Até 1852 pertencia ao concelho de Seia , passando depois para o concelho de Arganil, até que , finalmente, passou a integrar o município de Góis.
Foi sede de uma freguesia até 2013, data em que, em conjunto com Cadafaz, passou a formar a nova freguesia denominada União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, com sede em Cadafaz.
Além da pastorícia, os habitantes da aldeia dedicavam-se à agricultura, produzindo cereais, como trigo, centeio e milho painço, vinho e azeite. O mel, era também explorado, sendo usado praticamente como medicamento.
Em escavações efectuadas na aldeia, foram encontradas grandes quantidades de camadas de tijolos, que levam a acreditar na existência de
indústria de olaria e cerâmica, no Colmeal, embora não tenha chegado à actualidade.
Durante as Invasões Francesas, a povoação não escapou à investida das tropas napoleónicas, que após serem derrotadas, fugiram deixando nas localidades por onde passaram, um rasto de terror e destruição.
O padroeiro do Colmeal é S. Sebastião.
A Igreja foi construída em xisto, no lugar de
uma antiga capela.É um templo simples, com uma pequena torre do lado direito. No interior, tem três altares e uma capela moderna do lado direito. A imagem de São Sebastião é antiga e de pedra .*
*
Obrigada pela sua presença. Volte sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário