Midões é uma bonita e antiga povoação situada na região do Pinhal Interior Norte.
Em 969, Midões foi doada, com todo o seu território, ao Mosteiro do Lorvão. D. Afonso Henriques coutou os terrenos do Lorvão e a abadessa do mosteiro concedeu foral a Midões, em 1257.
D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 1514, dando-lhe honras de vila e sede de concelho. Este só viria a ser extinto pela reforma administrativa de 1853, passando a sede de freguesia integrada no concelho de Tábua.
Em 1837, D. Maria II concedeu o título de
Visconde de Midões a Roque Ribeiro de
Abranches Castelo Branco, devido ao seu envolvimento nas lutas pelas causas liberais.
Sob o ponto de vista religioso, a antiga freguesia de Nª. Sr.ª das Neves de Midões pertenceu à Mitra de Coimbra.
Da primitiva igreja matriz já só existe o cruzeiro pois, em 1822, foi substituída pela actual Igreja Matriz, construída por acção do Vigário José
de Araújo Nogueira.
No interior existem três retábulos e duas esculturas em madeira de Nª Sª das Neves, do século XIX e de S. Pedro, do século XVIII. Existem também esculturas em pedra de Santo Estêvão do século XVI e uma Piedade do século XV .
Para além de capelas particulares, em Midões existe também a Capela de Nossa Senhora das Dores, datada do século XVII, onde se destacauma escultura da Piedade do século XVIII.
- Palácio das Quatro Estações
Este palácio foi mandado construir pelo 2.º Visconde de Midões, César Ribeiro de Abranches Castelo Branco, no século XIX. Tem esta designação devido às esculturas das estações do ano, na fachada principal.
Esta casa pertenceu ao 1º Visconde de
Midões, Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco.
Foi construída no século XVIII sendo alvo de obras ao longo dos anos. Tem anexa uma capela em honra de Nossa Senhora do Rosário, cujo interior ostenta valiosos azulejos setecentistas e talha dourada.
- Palácio de Valverde
Foi construída no século XVIII sendo alvo de obras ao longo dos anos. Tem anexa uma capela em honra de Nossa Senhora do Rosário, cujo interior ostenta valiosos azulejos setecentistas e talha dourada.
- Palácio de Valverde
Casa solarenga com inscrição de 1907, localizada no centro de Midões, num largo conhecido como Valverde.
- Solar do Esporão
Quinta com casa do século XVIII, mandada construir por Agostinho Borges de Figueiredo e Castro, Visconde de Vinhal.
Foi restaurada no século XIX e realça-se pela cantaria,
brasão e capela.
Sem comentários:
Enviar um comentário