Faz algum tempo que, à sexta feira, costumo sugerir um passeio para descobrir ou conhecer melhor as aldeias da serra do Açor. Hoje resolvi mudar e a sugestão de fim de semana será aqui bem pertinho de minha casa. Como não podia deixar de ser, será uma serra: a serra da Arrábida.
Esta serra situada na margem norte do estuário do Sado, está coberta por uma densa e característica vegetação formando o Parque Natural da Arrábida.
As suas encostas chegam abruptamente ao mar, onde pequenas enseadas dão origem a magníficas praias: Galapos, Galapinhos, Praia dos Coelhos, Figueirinha e Portinho são excelentes locais de águas límpidas e transparentes, que convidam a um mergulho refrescante.
Em plena serra, rodeado por denso arvoredo, surge o Convento de Nossa Senhora da Arrábida, um edifício do século XVI, que pertenceu aos monges franciscanos.
Perto, na encosta surgem cinco pequenas construções, que se crê terem sido utilizados pelos monges quando faziam meditação.
Este é, sem dúvida, um passeio que recomendo. Para além duma soberba paisagem e do ar puro e saudável e das belas praias existem, por toda a serra, recantos idílicos e parques onde se podem fazer agradáveis piqueniques.
1 comentário:
Só conheço esta região por fotos e documentários, mas ainda não desisti de ir conhecer tantas maravilha e aqui tão perto.
Agradeço esta viagem aqui pela Net
Enviar um comentário