Powered By Blogger

terça-feira, 9 de julho de 2019

Poço Velho

Da freguesia de Nave de Haver, faz ainda parte a aldeia de Poço Velho, que segundo os registos do Arquivo Distrital da Guarda, teve a sua origem no século XVI.


Existem também registos de manuscritos, enviados pelo bispo de Vilar Maior, antiga diocese de Poço Velho, ao Marquês de Pombal, onde se informam  o número de habitantes que residiam na aldeia, as famílias e o que  lá se produzia, entre outras coisas. 
Foi sede de freguesia e pertencia ao termo de Castelo Bom e Bispado de Pinhel. Extinta em data que não se pode precisar mas posterior a 1726, foi integrada na freguesia de Nave de Haver. 


Esta povoação fronteiriça foi uma das que viveu de perto as lutas das tropas anglo-lusas com as napoleónicas, como se encontra descrito na Wikipédia.  
No século XIX, Poço Velho volta a aparecer nos registos históricos devido às Invasões Francesas.A batalha de Fuentes de Oñoro foi travada ao longo de três dias em maio de 1811. Wellington lutou na batalha para evitar Marechal Massena de tomar suprimentos para a fortaleza fronteiriça de Almeida. O primeiro dia da batalha foi travada no povoado de mesmo nome. No entanto, dois dias depois o francês tentou flanquear Wellington por um ataque surpresa contra o flanco esquerdo aliado. O ataque varreu a aldeia de Poço-Velho. Em seguida, caminhou ao redor da aldeia e uma curta distância para o oeste, a área onde os franceses lançaram o ataque surpresa.Foi atacada no dia 5 de Maio de 1811. Havia muita luta e em torno da aldeia de Poço Velho e da divisão de luz fez um movimento não ortodoxo retrógrado em forma de quadrados que se aposentam mantendo os seus agressores com firmeza na baía. Na verdade, todo o centro de Wellington teve de recorrer a ângulos retos para enfrentar a nova ameaça, o flanco direito foi agora recusado. A luta agora caiu em duas seções distintas - o ataque à vila de Fuentes por Drouet de três & Férey de divisões e do assalto no flanco direito com a cavalaria Montbrun seguido por Marchand e infantaria de Mermet.As divisões francesas a norte foram apenas como uma demonstração e muito pouco aconteceu naquela parte do campo ao longo dos três dias inteiros. Na confusão, o capitão Norman Ramsey com duas armas de cavalo envolveu-se com os dragões franceses e Chasseurs e, por um momento, foram cortadas a partir da linha principal.Na madrugada de 5 de maio, o francês golpeou duro no setor mais fraco da linha aliada, a ala recém-formada direita. A manhã foi novamente nebulosa; Sanchez foi surpreendido e encaminhado para Nave de Haver. A cavalaria britânica havia voltado para Poço Velho (Placa 2I).[3]A Infantaria francesa em vigor atacou o aliado da 7ª Divisão e rapidamente expulsou os dois batalhões postados em Poço Velho. Estas unidades desordenadas aposentaram-se noutros sete batalhões da divisão mais a oeste. A infantaria Francesa. e cavalaria perseguiu.As tropas francesas defrontaram-se com o exército anglo-luso em Poço-velho, mas Massena deu conta que havia uma “brecha” na parte direita do exército anglo-luso. Wellington também deu conta e decidiu reforçar essa parte da defesa. Quando Massena se ia defrontar com o exército bateu em retirada, porque mesmo com mais soldados do que o exército anglo-luso, possuía um menor número de peças de artilharia.


A padroeira de Poço Velho é Nossa Senhora  da Conceição.
A sua  Igreja data do século  XVII e tem tipologia maneirista.

Fonte e fotos da Internet.

Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: