Hoje foi dia de ir à minha terra, rever locais da minha infância e juventude. O principal objectivo foi levar um grupo de amigos, a conhecer uma das mais belas igrejas da cidade de Lisboa, onde fiz o meu percurso de aprendizagem de Catequese.
A igreja paroquial de Santa Catarina nem sempre esteve sediada neste local. Aqui foi fundado um Convento, pelos Frades Eremitas Paulistas da Serra de Ossa, no século XVII e a sua igreja era dedicada ao Santíssimo Sacramento.
A igreja dedicada a Santa Catarina foi mandada construir no século XVI, por Catarina de Áustria, no alto de Santa Catarina, no local onde, actualmente, se situa a sede da Associação Nacional das Farmácias. Ao longo dos tempos, foi sofrendo com os vários terramotos que assolaram a cidade de Lisboa, até que, em 1835, um grande incêndio pôs fim àquele templo.
Com a extinção das Ordens Religiosas, a Igreja do Convento dos Paulistas, acolheu a Paróquia de Santa Catarina.
Deste magnífico templo barroco, destaca-se a exuberante talha dourada patente nas várias Capelas, no órgão, nos púlpitos e no magnificente Retábulo-Mor, para além de vários pormenores que contornam uma importante variedade de telas, que decoram as paredes da Igreja.
Neste belo conjunto arquitectónico, há que enfatizar ainda, o magnífico tecto de estuque rococó, em abóbada que cobre a nave e transepto, bem como o da Capela-Mor, coberto com pinturas a fresco de António Rolim.
Obrigada pela sua presença. Volte sempre!
Sem comentários:
Enviar um comentário