Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

União das Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche

Porque é fim de semana, vamos partir à descoberta das freguesias de Aguiar da Beira, começando na União das Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche.
Como o nome indica esta freguesia é constituída pela sede de concelho e a antiga freguesia de Coruche.



Aguiar da Beira recebeu Carta de Foral em 1120, concedido por D. Teresa e confirmado por D. Afonso II em 1220. Seguiu-se foral reformado por D. Afonso III em 1258, e o foral novo manuelino, este de 1512. A partir deste documento, e até à actualidade, a vila recebeu e conservou o estatuto de concelho.
Pensa-se que a origem de Aguiar da Beira está num antigo castro que existiu no local onde se encontram, actualmente, as ruínas do antigo castelo. A partir desse local, a povoação foi-se alastrando pela encosta do monte.
A única freguesia da vila foi extinta em 2013, no âmbito da  Reforma Administrativa Nacional, sendo agregado à freguesia de Coruche para formar a União de Freguesias de 
de Aguiar da Beira e Coruche.


O orago de  Aguiar da Beira é Santo Eusébio.
A Igreja  Paroquial, provavelmente, foi construída  no Século XVIII, sofrendo alterações/remodelações ao longo dos séculos.
No interior destacam-se a pintura da  cobertura da nave, a capela-mor, com 32 caixotões  e ainda o retábulo-mor de talha policromada e dourada do estilo barroco joanino e os retábulos colaterais, de estilo rococó, também em talha policromada e dourada. 
Outros templos religiosos existem nesta localidade:

- Igreja  da Misericórdia


Esta Igreja, construída entre o séc. XVII e XVIII,  de arquitectura barroca, tem uma só nave e capela-mor.
Na fachada principal destacam-se   um grande portal,  janelas, um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Graça  e o escudo de armas em alto relevo.   
No seu interior, destacam-se o altar-mor e os dois altares laterias de estilo barroco e o baptistério , no interior do qual se encontra um silhar com a representação da cruz de Malta.
A nave tem pintura decorativa do estilo neoclássico e o tecto da  capela-mor é coberta com 28 caixotões pintados  de final do século XIX, princípio do século XX. 

- Capela de São João Evangelista



Esta capela de estilo barroco fica situada perto da Igreja da Misericórdia. A sua bonita fachada pensa-se ser  o que resta  do  antigo convento de monjas Beneditinas.

- Capela de Nossa Senhora do Leite




Este templo  situado junto ao antigo castelo, era a antiga Capela Nossa  Senhora  do Castelo. De construção  medieval,  tem uma mistura de estilo gótico e barroco.


No Largo dos Monumentos, existe um conjunto  arquitectónico de grande interesse histórico  da arquitectura medieval , que foram  classificados como Monumento Nacional . São eles:

- Pelourinho


Este Pelourinho  de  estilo  Manuelino,  é    rematado por esfera armilar (séc. XVI).

- Fonte Ameada



De planta quadrada, tem aspecto duma pequena torre com ameias. Crê-se ter origem árabe e ter sido reconstruída no reinado de D. Dinis.

- Torre de Relógio do século XV


Esta torre tem  quatro pisos, sendo rematada por ameias e  gárgulas de canhão. O seu relógio é uma relíquia e foi restaurado em 1777.

- Ruínas do Castelo



Do antigo castelo medieval, apenas  chegaram aos nossos dias um pequeno troço de muralhas e as ruínas da antiga igreja matriz em honra de São Pedro.


Coruche

Esta antiga freguesia localiza-se a cerca de 3 km de Aguiar da Beira.
Tem como orago São Pedro.



Outro  património existente em Coruche:
- Ponte do Candal ou Ponte Portucalense 
sobre a ribeira de Coja
- sepulturas antropomórficas
- cruzeiros 
- lagar escavado na rocha.

Da antiga freguesia de Aguiar da Beira fazem parte os lugares  de Coja, Fontearcadinha, Quinta da Estrada, Quinta do Meio, Quinta de Açores e Fumadinha e Coruche  tem como anexa a aldeia de Moinhos.


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: