Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Porque É Fim de Semana: Município de Aguiar da Beira


Porque é fim de Semana, vamos seguir para a zona centro e partimos à descoberta dum novo concelho do distrito da Guarda: Aguiar da Beira.
No concelho de Aguiar da Beira existem vestígios da sua ancestralidade desde a pré-história. 
Foram encontrados vestígios de  castros,  dólmens, sarcófagos e sepulturas antropomórficas.



Da época da ocupação romana foram descobertos também uma edícula em granito,  que actualmente se encontra  no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa e   silhares almofadados   encontrados em algumas aldeias do concelho.
Após a reconquista do território a que pertence o concelho, várias povoações receberam foral devido à importância que tinham na região. No entanto, Aguiar da Beira começou a ganhar preponderância sobre as outras.
Após o século  XVI e até 1836, existiam neste território três concelhos:   Aguiar da Beira, Carapito e Penaverde. A partir dessa data,  manteve-se o concelho de Aguiar da Beira, que recebeu Carapito como freguesia, passando Penaverde para o concelho de Trancoso e mais tarde para o de Aguiar da Beira.



Após a expulsão dos judeus do país, este concelho acolheu parte da comunidade judaica que aceitou converter-se  ao cristianismo (Cristãos Novos). Esta conversão não se realizou na prática, pois este povo continuou a seguir a sua religião e, para enganar a restante população, colocava nas suas habitações símbolos cristãos.   
Muitos desses símbolos podem ainda ser observados nas casas de algumas aldeias do concelho.


O município está dividido em 10 freguesias:

Aguiar da Beira e Coruche, Carapito, Cortiçada, Dornelas, Eirado, Forninhos, Pena Verde, Pinheiro, Sequeiros e Gradiz e Souto de Aguiar da Beira e Valverde.



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: